logo

Transporte participa da SIPAT da Prefeitura

11/11/2005 18:22:02 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria de Transporte está participando da SIPAT da prefeitura de Macaé, com estande montado para prestação de serviços à população, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Desde terça-feira (08), 35 pessoas em média, diariamente, consultam a lista de multas de trânsito e esclarecem dúvidas quanto ao cancelamento, pagamento e ou quanto a recursos jurídicos disponíveis. As atividades da SIPAT vão de 14h às 20h. O evento termina nesta sexta-feira (11).

Uma das dúvidas mais freqüentes de proprietários e condutores de veículos é quanto à multa nos estacionamentos rotativos. Segundo as instruções do setor de Educação no Trânsito, é concedido ao motorista o prazo de 24 horas, para que se dirija à secretaria, no prédio da Guarda Municipal, com o tíquete de advertência e documentos próprios e do veículo. No setor correspondente, o funcionário examina a documentação e, se tudo estiver de acordo, rasga e joga fora o tíquete, para que não se transforme em multa. Segundo Roni Batalha, responsável pelo setor de Educação no Trânsito, é mais uma medida disciplinadora.

O estande apresenta em vídeo as atividades da secretaria de Transporte e um teste múltipla escolha de conhecimentos gerais sobre trânsito, pondo em evidência a prática de direção comum, direção defensiva, procedimentos em perímetro urbano e em estradas.

A Guarda Municipal trabalha em parceria com a secretaria, através do plantão de agentes mirins, capacitados a dar informações aos visitantes, sob a supervisão do guarda João Michel, representante da secretaria de Transporte. Renato, Rodrigo, Érika Martins, Jones, Rafael Melo e Luan distribuem cartelas de um jogo de memória, com a reprodução de placas de trânsito, cartilha com quadrinhos e passatempo da Ferrovia Centro-Atlântica – FCA, além do folheto “Quem é você no trânsito?”. Érika fala pelo grupo. “Temos de tratar com respeito e atenção as pessoas, os jovens da nossa idade – 14 a 18 anos – ter responsabilidade de tirar boas notas na escola para continuar na corporação”.