Transportes apreende vans irregulares e em péssimo estado de conservação

28/06/2005 17:54:29 - Jornalista: Cesar Dussac

Fiscais da Secretaria de Transportes apreenderam nesta terça-feira, nas imediações da Lagoa de Imboassica, seis vans de outros municípios – Cabo Frio, Unamar, Rio das Ostras. Além de fazerem transporte irregular pelas ruas de Macaé, as vans estavam em péssimo estado de conservação.

Segundo o secretário de Transportes, Fernando Magalhães, Macaé não tem indústria de multas. “As apreensões são feitas porque não permitimos o transporte irregular e, o pior, com veículos que põem os passageiros em risco de acidentes e de morte”.

Chamou a tenção dos fiscais e do próprio secretário o pneu totalmente careca de uma das vans. “Um pneu desses não responde bem a uma freada brusca ou uma freada normal em pista molhada. Temos visto que, nesses casos, o acidente é inevitável”, afirmou Fernando Magalhães. Ele diz que a Secretaria quer preservar a vida dos passageiros. “É bom que os usuários desse tipo de transporte vejam que esses motoristas são irresponsáveis e não têm qualquer compromisso com vidas humanas”, comentou.

O motorista da van com pneu careca, que não quis se identificar, desculpou-se com o secretário, dizendo que iria comprar pneu novo à tarde. “Mas dei azar, o carro foi apreendido pela manhã”, disse. O referido motorista disse ainda que o tal pneu careca “fora comprado, novo, há 20 dias”, quando se sabe que a vida útil de um pneu é de 45 mil a 50 mil km.

Fernando Magalhães ressalta que freios, pneus, parte elétrica são fundamentais para a segurança de um veículo e da vida dos passageiros.