O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundec) de Macaé, em parceria com a Fundação Agropecuária de Desenvolvimento e Pesca (Agrape), realizou na tarde desta terça-feira, dia 2, um curso de orientação profissional e empresarial. O tema foi ministrado pelo consultor do Sebrae e da Fecomércio, José Renato de Miranda, que também, coordenará o mesmo tema para pescadores.
“A necessidade de aplicar o treinamento foi identificada dentro da agência do Macaé Facilita, através dos atendimentos feitos diariamente”, lembra a coordenadora da agência do Macaé Facilita, Helena Mara Silva Franco. A agência registrou no último mês 300 atendimentos diários.
Segundo ela, a partir deste treinamento, serão feitos atendimentos personalizados. “Queremos identificar a necessidade de cada um e assim orienta-los para o melhor caminho, que muitas vezes não é através de um empréstimo”, explica.
O consultor José Renato abordou questões como a forma mais segura de se organizar dentro do mercado. Segundo ele, as pessoas precisam se profissionalizar e, essa é a grande dificuldade. “Eles têm que ser organizar de acordo com o mercado e segmento que atuam” ensina.
Dentro do curso foram enfocados temas como o desemprego, faturamento, empresa familiar e não-familiar e os pontos que podem levar ao sucesso ou ao fracasso. “Treinamentos com esses serão oferecidos pelo Fundec para outros setores e grupos independentes de associações”, diz.