Treinamento para nova etapa da pesquisa domiciliar

01/08/2006 15:14:53 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Pesquisadores do Programa Macaé Cidadão reuniram-se, nesta terça-feira (01), no Paço Municipal, para participar de um treinamento que prossegue nesta quarta-feira (02). O treinamento tem entre objetivos discutir a metodologia da pesquisa domiciliar, avaliar o que já foi feito e apresentar os próximos setores que serão pesquisados: 02 amarelo (Miramar, Visconde, Praia Campista e Botafogo) e 03 verde (Aroeira, Botafogo e Virgem Santa). A previsão é que a visita comece, no dia 14 de agosto.

Os pesquisadores estão em fase de conclusão dos setores administrativos 05 rosa (Barra de Macaé e Ajuda) e 06 marrom (Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar e Cabiúnas). Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, os pesquisadores estão retornando às residências que estavam fechadas. “Muitos retornam pela terceira vez”, frisa a coordenadora.

Neste treinamento, lembra a coordenadora do Macaé Cidadão, serão apresentados os mapas dos próximos setores, os limites geográficos, as características de cada bairro e o perfil deles. “O treinamento contribui com o aprimoramento dos pesquisadores”.

Durante o treinamento, além das palestras, enfocando assuntos relacionados aos bairros, a coordenação do Macaé Cidadão utilizou dinâmicas cuja proposta principal foi proporcionar momento de reflexão em cada pesquisador. “Através das mensagens queremos motivar os pesquisadores, já que muitos não se sentem capazes de cumprir a meta da pesquisa e a dinâmica veio para vencer essa limitação”, conta.

Ao final da dinâmica, os pesquisadores responderam um questionário de avaliação. “Essa avaliação não é para punir ninguém, é para melhorar como profissional”, frisou a coordenadora.