logo

Três peças agitam o Teatro Municipal nesta quinta

14/09/2005 14:43:59 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Continua com sucesso de público o XII Festival de Teatro de Macaé, no Teatro do Centro Macaé de Cultura. Para esta quinta-feira (15), a programação conta com três peças – duas para a garotada, “O Gato de Botas”, às 10h e “INEUAF’, às 15h - e uma para adultos, “Ah... Adolescentes”, às 20h30. O evento é resultado da parceria da Vilart’s Produções Artísticas e a Fundação Macaé de Cultura. Todos os dias desta semana haverá peças de manhã, à tarde e à noite.

O preço: R$ 3,00. Idosos e estudantes pagam metade. Domingo, será o encerramento, quando serão premiadas a melhor peça infantil, a melhor peça adulta e a peça com a melhor comunicação com o público.

“O Gato de Botas”, é uma releitura da tradicional fábula de Perrault ,na qual um jovem herda um gato e decide comê-lo. Mas o gato é mágico, falando e agindo como gente. Pede ao rapaz um par de botas e um saco e vai à caça. As armações do gato acabam por ajudar seu dono, que no final casa-se com a princesa, filha do rei. Esta peça será encenada por atores e atrizes de Rio Bonito.

Já a peça INEUAF, interpretada pelo grupo de teatro Faz de Conta, da cidade de Campos, mostra como começou a história do Brasil, quem chegou aqui primeiro (os europeus) e quem já estava aqui (os índios). Misturando as cores e os costumes, o trabalho conta uma lenda brasileira, uma história de origem africana e outra com características européias. A peça leva o público infantil a refletir e a entender sobre o que aconteceu na história do Brasil.

À noite, é a vez da peça “Ah...Adolescentes”. O espetáculo mostra as ansiedades e questionamentos nesta fase, onde o ser humano nem é criança, nem adulto. As necessidades mais íntimas, as dificuldades de se relacionar com os adultos, as descobertas com o corpo, com o sexo oposto, o desejo de mudar o mundo e os diversos pontos de vista para julgar a realidade são alguns dos temas tratados nesta peça, interpretada por um grupo de Macaé.

Nesta sexta-feira (16) e no sábado (17) também serão exibidos três espetáculos por dia, totalizando quatro para o público infantil e dois para o expectador adulto. Entre elas estão “AbraKabruxa”, a ser encenada às 10h de sexta-feira por um grupo carioca e “O Judas em Sábado de Aleluia”, cuja dramatização, feita por atores de Duque de Caxias, será no sábado às 20h30.