Macaé está preparando os detalhes para a Intertart, feira internacional de artesanato que acontece a partir do próximo dia 30. Ao todo, 33 países e 17 estados brasileiros presença na Interart, que tem como lema “A volta ao mundo em dez dias”. O evento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho até oito de abril, sempre no horário de 15h às 22h. A iniciativa tem o objetivo de promover cultura e o turismo no município, transformando durante 10 dias a capital do petróleo em capital do artesanato.
Nesta semana, o organizador da Feira, Osvaldo Almeida Júnior, o subsecretário de Indústria e Comércio de Macaé, Edmilson Gonçalves dos Santos, o subsecretario de Governo, Fernando Amorim e representantes de várias secretarias da Prefeitura se reuniram para acertar detalhes da programação.
- Por ser realizada em Macaé, cidade que reúne pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, a feira também vai promover a aproximação com a cultura dos seus países de origem, através da arte, teatro, dança, gastronomia e artesanato, explicou Oswaldo Almeida Júnior.
O subsecretário de Indústria e Comércio lembra que o objetivo da feira é mostrar que Macaé não é só petróleo e gás, mas que também tem arte e cultura. “Macaé foi escolhida para sediar a Feira devido o choque cultural, a multiculturalidade que há no município”, comentou.
O encontro dos artistas que virão de diversos países e Estados brasileiros visa um intercâmbio cultural que vai incentivar o desenvolvimento social e o turístico da cidade. A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes, que poderão usufruir, também, de praça de alimentação, apresentação de artistas e folclore.
Além da Prefeitura de Macaé, a Interart tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Usina de Fomento Cultural, Macaé Convention & Visitors Bureau, Conselho Tributário Nacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Prefeitura de Macaé, Sebrae e Economia Solidária.
De acordo com Daiane Capelari, diretora da Interart, parte d aprogramação já está fechada, podendo ter algumas mudanças. Em todos os dias do evento, estão programadas oficinas de artesanato, apresentação de shows, workshop e palestras.
- 30/03 - Inauguração
- participação de corais e solenidades
- 29 e 30/03
- Fórum dos professores do município de Macaé
- 03/03
- Fórum dos professores do estado do Rio de Janeiro
04/03
- Prévia para a Rio +20