logo

Trinta mil pessoas passaram pela Macaé Sempre Verde

26/05/2007 15:32:01 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cerca de 30 mil pessoas passaram pela Feira Macaé Sempre Verde, ocorrida no Parque da Cidade entre os dias 22 e 26 de maio. “Desse número, 20 mil eram crianças de 90 instituições de ensino de Macaé (municipal, estadual e particular) e alunas de dez cidades da região, que visitaram a Feira”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo

Visitas a cerca de trinta estandes montados por empresas públicas e privadas, além de Ongs, universidades , institucionais de prefeituras e secretarias municipais aconteceram durante o evento. Palestras, mini-cursos, seminários enfocando o meio ambiente também fizeram parte do acontecimento, que contou, inclusive, com a tenda cultural, onde escolas puderam realizar apresentações sobre o tema da Feira: Água para toda a Vida.

Além do mais, houve doze shows em palco montado pela organização do evento. Diversos estilos musicais puderam ser apreciados pelo público presente: jazz, rock, blues, chorinho, samba foram alguns deles.

- Para Macaé, efetivamos o início do Projeto Rio Macaé Sustentável, onde a Petrobras aplicará recursos. Também começamos os trabalhos Mosaico Serrano do Médio Macaé, quando parceria entre o governo francês e o Ministério do Meio Ambiente possibilitará formação de mosaicos (criação de corredores ecológicos que unem unidades de conservação ambiental) – conta o secretário.

Ele lembra que durante o seminário de Mata Atlântica houve parceria com o curso de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o objetivo de diagnosticar a bacia do rio Macaé. Foram 40 universitários da instituição acadêmica que participaram da efetivação do acordo. Eles estão no último ano de Geografia.

Já no seminário de Mata Atlântica aconteceu que sugestão oriunda nos debates foi bem recebida pelos organizadores. Trata-se de formar comissão que interfira no projeto de duplicação da BR 101, a fim de que sejam construídas passagens subterrâneas e aéreas para diminuir o alto índice de atropelamentos de animais silvestres em locais próximos a áreas de preservação.

Fernando Marcelo comenta ainda que durante o seminário ‘Agenda 21 – Construindo a Sustentabilidade dos Municípios’ firmou-se contato inicial com um empresário da região serrana, interessado em investir em plantio de mudas nativas. “Para a concretização de tudo que foi abordado na I Feira Macaé Sempre Verde foi agendado para o mês que vem, no Parque Atalaia (Cachoeiros de Macaé) seminário, que criará coordenação geral das iniciativas”, elucida o secretário.

Para concluir, ele agradeceu a todos os órgãos públicos da prefeitura de Macaé, que deram exemplo de trabalho em equipe; ao prefeito Riverton Mussi, pela conquista em realizar este evento, e a toda a equipe da secretaria de Meio Ambiente.