O Programa de Tuberculose, juntamente com a Divisão de Educação e Programas em Saúde, ambos vinculados à Secretaria de Saúde do município, promoveram nesta quinta-feira (24) ações no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas e no Calçadão da Rui Barbosa, em lembrança ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
O Grupo Teatral Grutas esteve presente no Centro de Saúde com a esquete bem humorada “A visita do Mycobacterium Tuberculosis”, que conta as agruras de um sistema imunológico contra as bactérias, que se aproveitam da fraqueza do organismo pra tentar invadi-lo.
Já no Calçadão da Rui Barbosa, o responsável pelo Programa de Tuberculose do município, o enfermeiro Geneci Nascimento Moraes, contou com mais três acadêmicos de Farmácia para conversar e distribuir folhetos à população.
O intuito destas ações, como esclarece o enfermeiro, é falar sobre os sintomas mais comuns, como tosse seca com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além de informar sobre como a pessoa deve agir em caso de suspeita da doença:
- O número de casos novos de tuberculose no Brasil caiu de 73 mil, em 2008, para 70 mil, em 2010; mas a tuberculose continua sendo uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Se uma pessoa tem tosse por mais de três semanas, pode ser tuberculose, pois, quando diagnosticada cedo, tem cura. O tratamento não pode ser interrompido e é um direito garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Macaé, a referência no tratamento da tuberculose é o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que recebe a demanda encaminhada pelo Programa Saúde da Família (PSF), unidades de emergência, além das pessoas que chegam, com suspeita, por conta própria.
O Centro de Saúde tem uma equipe de quatro médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e dois técnicos administrativos na equipe multiprofissional, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 17h. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente, assim como os exames laboratoriais necessários.
O que é Tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
Como se transmite a Tuberculose?
A Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões expele as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas.
Como sei se estou com Tuberculose?
O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas, que pode estar acompanhada de um dos seguintes sintomas: falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.
Como me prevenir?
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina.
Como se trata a Tuberculose?
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença.