logo

Tubos devem marcar Circuito Macaense de Surf

29/02/2008 11:53:26 - Jornalista: Janira Braga

A principal manobra do surf, o tubo, deve ser uma das mais procuradas pelos surfistas nas altas ondas que devem embalar o mar da Praia do Pecado durante a primeira etapa do Circuito Macaense de Surf, que será promovido neste sábado (1º) e domingo (2) pela prefeitura e a Associação de Surf de Macaé (ASM) dentro do Fest Verão Esportivo.

- O circuito macaense começa com o pé direito com a previsão de sol com boas ondas, o que deve dar altos tubos – comenta o presidente da ASM, Miguel Ângelo. O tubo é a manobra em que o surfista fica dentro da onda. Quando o atleta consegue sair, recebe boa nota na bateria. A previsão para a velocidade do vento no sábado, entre 17 e 20 quilômetros por hora, também deve influir nas ondas.

Miguel Ângelo destaca que a procura está grande por parte dos surfistas para a inscrição no circuito. A categoria Open, a principal da competição, não tem limite de idade e será a mais disputada. No ano passado, o surfista João Castaño foi o campeão do Circuito Macaense de Surf e liderou o ranking da categoria Open, consagrando-se o número um do surf na cidade. Em segundo lugar, ficou o atleta Jaime Fernandes.

De acordo com Miguel, no Circuito Macaense de Surf será feita a escalação de cabeças de chaves, dando oportunidade de novos talentos e garantia de baterias àqueles que avançam na competição. “Gostaria de agradecer a prefeitura, que, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Esporte de Macaé apóia atletas com o Bolsa Atleta e contribui com apoio no custeio do sistema informatizado”, destaca.

Além da categoria Open, a mais cobiçada pelos surfistas, o Circuito Macaense de Surf terá baterias nos grupos Sênior (surfistas a partir de 28 anos), Máster (a partir de 35 anos), Longboard (sem limite de idade), Mirim (até 14 anos) e Júnior (até 17 anos). A expectativa é que cerca de 120 atletas participem; as finais do circuito serão realizadas a partir do meio-dia de domingo.

- Com ondas boas, esperamos garantir um espetáculo imperdível na Praia do Pecado com a presença de surfistas de Macaé e região – ressalta o presidente da ASM. Atletas de Búzios, Cabo Frio, Campos, Rio e Arraial do Cabo já confirmaram presença. As inscrições custam R$ 30 mais um quilo de alimento não perecível e podem ser realizadas no Atol Surf Shop. As reservas podem ser feitas pelo e-mail asm@hotmail.com e a premiação inclui pranchas, troféus e kits. A supervisão técnica do circuito é da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj).

A prática de surf na Praia do Pecado atrai moradores de Macaé e simpatizantes do esporte de toda a região. Reunindo gente bonita no mar e na areia, o circuito consolida Macaé como um pólo de esportes radicais do Norte Fluminense. Rafting, canoagem, windsurf, cavalgada, escaladas, acqua ride, arvorismo e rapel são outros esportes de aventura praticados na cidade.