Já estão instalados pela Cedae, em parceria com a prefeitura de Macaé, 1.110 metros da nova tubulação de ferro fundido, empregada na duplicação da adutora da Severina, que vai aumentar em 33% a oferta de água na cidade. Desde o dia 28 de fevereiro, as novas tubulações, com seis metros de extensão e 870 quilos cada, vêm chegando a Macaé. Dentro de pouco mais de 90 dias a antiga demanda de água do município deverá estar sanada, como garantiu o governador Sérgio Cabral, quando esteve em Macaé no mês passado.
A ampliação da adutora de água da Severina é resultado de convênio firmado entre o governador do Estado, Sérgio Cabral, e o prefeito de Macaé, Riverton Mussi. O governador esteve no município, em 19 de fevereiro, para a assinatura de convênio e, na ocasião, garantiu ao prefeito o investimento de R$ 15 milhões na obra, que inclui o assentamento de 7,5 mil metros de uma nova adutora.
Na mesma solenidade, Sérgio Cabral disse que a nova rede de água vai beneficiar inicialmente cerca de 60 mil pessoas, podendo chegar a cem mil habitantes e confirmou o prazo estipulado pelo presidente da Cedae, Wagner Victer, de entregar a obras de duplicação da adutora em 120 dias.
- Vamos ampliar o abastecimento na cidade em mais 13 milhões de litros de água por dia, após os vários pedidos feitos pelo prefeito Riverton Mussi. O acréscimo será garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro que beneficiará todos os bairros do município. A obra vai terminar entre 90 e 120 dias chova ou faça sol - garantiu Cabral.
De acordo com o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio, a obra de instalação da tubulação prossegue nas proximidades da Virgem Santa e RJ 168. “A nova tubulação que vai ampliar a adutora da Severina já está, praticamente, toda em Macaé. As obras prosseguem e o prazo dado pelo governador Sérgio Cabral será cumprido. A parceria entre o Estado, através da Cedae, e a prefeitura está cada vez mais firme. Nessa parceria, a prefeitura cede equipamentos, máquinas e parte da mão-de-obra. Hoje, mais de mil metros dos novos tubos já estão instalados e estamos trabalhando direto, de segunda a sexta-feira”, disse Marcos Túlio.
Segundo o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, pela previsão da Cedae serão tratados 650 litros de água por segundo e isso vai beneficiar a população, já que a demanda por água sempre foi um dos mais sérios problemas do município.
- A melhoria na oferta de abastecimento de água é uma obra esperada por toda a população macaense. A duplicação da adutora vai ampliar o abastecimento na cidade em mais 13 milhões de litros de água por dia. Essa obra foi solicitada pelo prefeito Riverton Mussi desde que assumiu a prefeitura, avançando depois que o governador Cabral assumiu o governo do Estado, até chegar, agora, ao início das obras”, concluiu Adrian Mussi.