logo

Tudo certo para o III Fórum de Ciência e Tecnologia

10/10/2006 16:54:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Paralelamente à Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), a ser realizada nos dias 18 e 19, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), a secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) promove o III Fórum de Ciência e Tecnologia. O evento tem início, com credenciamento, às 9h, do primeiro dia. Às 10h, haverá assinatura de convênio com o Sebrae, seguida por diversas palestras sobre Energia Renovável. Os palestrantes serão José Miragaya (Petrobras), professor Bautista Vidal (Instituto do Sol) e Luiz Moraes (Pesagro).

O convênio a ser assinado entre o prefeito Riverton Mussi e o diretor regional do Sebrae, Sergio Malta, irá formalizar a implantação da incubadora de base tecnológica em Macaé. Também haverá palestra sobre Incubadora de Base Tecnológica X Desenvolvimento Sustentável, que abordará a importância desta estrutura para o desenvolvimento tecnológico municipal.

No dia 19, a partir das 9h, haverá palestras sobre Tecnologia da Informação, com Hélio Azevedo (SAP), Jocival Martins (Motorola Brasil), Dr. Luiz Valle (HPM), Jefferson Manhães (Cefet) e Márcio Girão (Softex). Além destas palestras, acontece, concomitantemente, à feira dos alunos das redes municipal, estadual, particular e federal de ensino, workshops de Educação Ambiental (Petrobras/CNFCN) e Mostra de empresas de tecnologia, educação e petróleo.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia as inscrições para o terceiro fórum podem ser feitas pelo site do IMMT: www.immt.rj.gov.br .Quem fizer inscrição pelo site receberá kit- participação na entrada. O público alvo é composto por pessoas ligadas à área científica, tecnológica e de inovação. “Neste fórum serão abordados temas como tecnologia da informação e energia alternativa”, explica Jordan.

Sobre tecnologia da informação ele disse que é o conjunto de tudo que se relaciona a software e hardware, englobando informática de maneira geral. A respeito de energia alternativa, o secretário lembrou que trata-se de fontes energéticas, que não derivam de combustíveis fósseis, como o petróleo.

O professor Bautista Vidal falará sobre A Civilização da Fotossíntese”, referindo-se ao potencial agro energético brasileiro. “Haverá mesa redonda com participação dos palestrantes. O objetivo é promover a troca de informações e discutir estratégias para o desenvolvimento da energia alternativa no país, principalmente, no Norte Fluminense”, pontua Jordan.

Nas duas primeiras edições do fórum de ciência e tecnologia, 100 pessoas lotaram o Auditório do Paço Municipal em cada dia. Nesta terceira etapa, haverá condições de comportar cerca de 300 pessoas no Macaé Centro, “Nossa expectativa é de que este seja um evento significativo para o desenvolvimento científico e tecnológico na nossa cidade. E a administração municipal está oferecendo toda a infra-estrutura para o sucesso da Femacti, do Fórum e de todos os demais eventos paralelos”, acentua o secretário.