Os 1,2 mil moradores do Morro de Sant’Anna irão experimentar uma verdadeira noção prática de cidadania, neste sábado (26), nos períodos da manhã e da tarde. A Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão preparou detalhadamente o Bairro Cidadão para a localidade. Serão 78 tendas de 35 instituições com ações sócio-culturais para os moradores da região, desde corte de cabelo gratuito, até emissão de carteira de trabalho, passando por apresentações teatrais e poéticas.
Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, a importância do Bairro Cidadão é o fato de o poder público ir até o munícipe, levando promoção de cidadania, divulgação de serviços e ações realizadas em prol da própria população, além de propagar maior qualidade de vida às comunidades visitadas.
- Nosso objetivo é levar os trabalhos feitos por órgãos da prefeitura e da sociedade civil organizada para perto do cidadão – conta a coordenadora. Ela lembra ainda que desde o início de 2005, a atual gestão do governo municipal já realizou o Bairro Cidadão na Fronteira, Visconde de Araújo, Botafogo, Cajueiros, Lagomar, Barra de Macaé (Brasília) e no distrito do Sana.
Aferição da pressão e atendimento odontológico em ônibus (Saúde), emissão da segunda via da Carteira de Trabalho, da Identidade e da Certidão de Nascimento (Trabalho e Renda), além de atividades esportivas ministradas por profissionais de Educação Física para crianças e adolescentes (Fesporte e Esporte e Lazer), são algumas das ações promovidas pelas secretarias municipais nas localidades visitadas.
Além disso, o Programa Macaé Cidadão montará a Tenda do Saber, onde acontecem apresentações de teatro, música e poesia. Três bandas também serão admiradas: Banda de Tambores do Colégio Estadual Luiz Reid, Banda do Colégio Municipal Amil Tanus e Comap. Tudo isso será realizado na Rua Leopoldina Neves Pinheiro, no Morro de Sant’Anna.
Entre outras atividades estão: apresentação do balé do Programa Art Luz, oficina de pintura de rosto de crianças, a fim de que o público infantil participe de encenações teatrais, trabalho desenvolvido pelo Sesi/Senai, que também prestará informações sobre diversos cursos para qualificação profissional.
Também haverá apresentação da vida e da obra do compositor macaense Benedito Lacerda, em estande da secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico. Já a Escola de Qualificação para o trabalho executa cortes gratuitos de cabelo para a população.
Enquanto isso, a Biblioteca Pública Municipal realiza o circuito de Leitura, Modelagem e Artes. Já a secretaria executiva de Defesa Civil porá em prática conhecimentos sobre como moradores devem evitar acidentes com gás de cozinha.
Por sua vez, a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) realizará teste vocacional em adolescentes e jovens com vistas a inseri-los no mercado de trabalho. Uma Lan House pública será montada no local pela secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, divulgando a inclusão digital gratuita à comunidade do Morro de Sant’Anna.
Seis mil exemplares do jornal intitulado Bairro Cidadão foram impressos para moradores e profissionais que irão trabalhar no evento. Assuntos como a recuperação da Igreja de Sant’Anna pela prefeitura, a cultura e a arte difundidas no bairro pelo Programa Art Luz, a integralidade do horário da Escola Municipal Amil Tanus, o restaurante popular a ser construído na Aroeira, entre outras matérias, poderão ser lidas na publicação.