logo

Tudo pronto para a I Conferência de Meio Ambiente

19/10/2005 14:49:35 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Meio Ambiente, promove a partir da próxima terça-feira, dia 25, a I Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento vai discutir temas como Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental, Qualidade de Vida e Uso e Ocupação de Unidades de Conservação Ambiental. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, a Conferência vai servir como um instrumento para o Plano Diretor do município, que já está sendo elaborado.

- Como as oficinas do Plano Diretor com a comunidade já estão acontecendo, vamos aproveitar a Conferência para endossar as propostas. Da Conferência, vamos elaborar um documento intermediário ao Plano. Os grupos de discussões que vamos formar vão continuar atuando mesmo após o encerramento da Conferência, comentou.

Durante a oficina, o secretário vai lançar o projeto de implantação de Corredores Ecológicos nas áreas verdes do município. De acordo com ele, a idéia é fazer de Macaé um grande produtor de mudas de Mata Atlântica, que seriam usadas para reflorestar áreas devastadas do município e da região. “Além disso, a produção de mudas incentiva o desenvolvimento sustentável e é um mercado em crescimento no país”, explicou Fernando Marcelo.

A Conferência até o dia 26 no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). As inscrições já podem ser feitas pela internet, através do site oficial do município (www.macae.rj.gov.br). A solenidade de abertura acontece terça-feira, dia 25, às 19h, com coquetel. A programação inclui debates, painéis e oficianas, que começam na quarta-feira, dia 26.

O primeiro tema debatido será “Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos”, com a participação dos representantes do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, Rovani Dantas, do representante do Ministério do Meio Ambiente, Werber Silva, do representante do Conselho das Bacias Hidrográficas, Paulo Marinho, e do coordenador do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), Francisco Esteves.

No mesmo dia, a partir das 14h, o tema discutido será “Uso e Ocupação de Unidades de Conservação e Áreas de Proteção Permanente”, com a participação de Demetre Anastassake, da professora Maria Fernanda Quintella (UFRJ) e dos representantes do Crea-RJ, Canage Vilhena e Rodrigo Machado.

Na quinta-feira, dia 27, a partir da 9h, a pauta será “Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida”, com a participação de Danilo Maltez (Commades), Adacto Ottoni (Crea), Emo Amador (URFJ) e Luiz Gomes (Funasa). Em seguida, começa o debate sobre o tema “Atividades Econômicas versus Sustentabilidade”, com a participação de Cristina Haas (Agenda 21), Edgar Rangel (Petrobras), Ronaldo Lobão (UFRJ/UFF), Nilton Novo (Emater) e Jorge Xavier (UFRJ). Depois de todos os debates, vão acontecer oficinas sobre os temas.