Tudo pronto para a o sul-americano de vôlei de praia em Macaé

24/01/2014 10:51:00 - Jornalista: Thales Coutinho

 Em congresso técnico realizado na noite desta quinta-feira (23), no hotel Blue Tree em Macaé, a comissão organizadora da primeira etapa do Circuito Sul-americano de Vôlei de Praia se reuniu com atletas e técnicos para divulgar a tabela do torneio e prestar esclarecimentos sobre a competição. Os jogos tiveram início às 9h desta sexta-feira (24) e acontecem na arena montada entre a Praia do Pecado e a Lagoa de Imboassica. O evento da Confederación Sudamericana de Voleibol é organizado e promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e recebe o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

 No início do congresso, membros da CSV informaram que as duplas de Colômbia e Venezuela, embora inscritas inicialmente, avisaram através da assessoria que não participarão da etapa. Com a desistência dos dois países, o Brasil, sede da primeira etapa, tem direito a preencher as vagas com outros atletas. Com isso, Pauline/Val, Rachel/Camila e Andressa/Paula se juntam a Duda/Thais, Neide/Carol Horta e Elize/Fernanda Berti, no feminino. Entre os homens, Saymon/Márcio e Jô/Hevaldo representam o Brasil com Thiago/Oscar, Álvaro/Edson e Alisson/Guto.

Além do Brasil, outros cinco países serão representados no sul-americano de vôlei de praia (Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai). Ao todo, são 32 duplas, 16 no masculino e 16 no feminino. No feminino, as brasileiras terão pela frente Ana Gallay/Georgina Klug (ARG), Alejandra Graiño/Virginia Zonta (ARG), Marxia Reyes/Diva Oropeza (BOL), Maria Rene Jofre/Maria Rene Vila (BOL), Camila Pazdirek/Maria Francesca Rivas (CHI), Daniela Bravo/Natalia Depassier (CHI), Michelle Valiente/Gabriela Filippo (PAR), Maria Johana Ocampos/Erika Mongelos (PAR), Lucia Guigou/Fabiana Gomez (URU), Maria Eugenia Nieto/Victoria Aguirre (URU).

Já entre os homens, as seis duplas do Brasil medirão forças com Julian Azaad/Ian Mehamed (ARG), Facundo Del Coto/Pablo Bianchi (ARG), Fernando Barrientos/Juan Pablo Naim (BOL), Israel Martinez/Sergio Franco (BOL), Esteban Grimalt/Marco Grimalt (CHI), Cristobal Martinez/Rodrigo Salinas (CHI), Luis Riveros/Mauricio Brizuela (PAR), Roger Battilana/Gregorio Godoy (PAR), Renzo Cairus/Nicolás Zanotta (URU), Guillermo Williman/Pablo Rodriguez (URU).

Presente no congresso técnico, o vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke, deu as boas vindas aos atletas, árbitros e comissão organizadora. “Para nossa cidade é uma grande honra e satisfação receber um evento deste porte com atletas de ponta do continente sul-americano. Esperamos que a competição seja de grande valia não apenas para competidores e organização, mas também para a populacão macaense”, disse.

Vice-presidente de Esporte da Fesportur, Henrique Gama, destacou a importância de um evento deste nível para os mais jovens e o reposiconamento de Macaé no cenário do voleibol internacional. “Macaé possui uma história bonita com o vôlei e sediar a primeira etapa do circuito sul-americano de vôlei de praia, nos recoloca como cidade referência na modalidade. Queremos não ser lembrados apenas como a Capital do Petróleo, mas também do esporte. Com esta competição temos a certeza que os atletas servirão de exemplos para as novas gerações que prestigiarão o evento e a certeza que, através do esporte é possível transformar”, declarou Gama.

Atleta olímpico, bi-campeão mundial e medalhista pan-americano, o ex-atleta de vôlei de praia Franco ocupa o cargo de coordenador da CBV e destacou a infraestrutura e receptividade do município com o evento. “Macaé está de parabéns em todos os quesitos. Os atletas ficaram encantados com a beleza da cidade e com a arena montada entre a lagoa e o mar. Em um estado que está prestes a receber os Jogos Olímpicos, a cidade incentiva o esporte trazendo uma competição continental. Esperamos que o público venha prestigiar e apoiar as duplas brasileiras”, revelou.