logo

Tudo pronto para o Carnaval em Macaé

23/02/2006 12:20:30 - Jornalista: Simone Noronha e Sônia Braga (MacaéTur)

Está tudo pronto para a maior festa popular do país. E em Macaé, a programação da folia começa nesta sexta-feira, a partir das 20h, com o desfile das escolas de samba e bois pintadinhos na Linha Verde Os desfiles, organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam), prefeitura e Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur|), vão até segunda-feira. Além disso, a prefeitura programou shows nos distritos da serra e nos bairros Imbetiba, Lagomar e Aeroporto.

Confira a programação e os detalhes de cada agremiação que vai desfilar na Linha Verde.

Sexta-feira
20h
Escolas do Grupo 3 e bois pintadinhos
Grêmio Recreativo Escola de Samba Águia Dourada
Presidida por Benedito Ludgero da Paixão, o Bené, a escola traz o enredo “Faz de Conta, uma Lenda de Macaé”, e leva para a avenida 100 componentes. As cores da escola são vermelho, branco e dourado. O autor do samba é João Curió, e os intérpretes. Henrique e Robson.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Arautos da Folia

A presidente da escola é Marina Costa. Este ano, o enredo é “Da Luta de Bem Contra o Mal, Hoje na Terra Espiritual é o Carnaval”. São 170 componentes. As cores da escola são azul, vermelho e branco. Os compositores da escola são Zinho e Silva, e os intérpretes, Zinho e Robson Salgueiro. O mestre de bateria é Anderson. A escola desfila com cinco alas e dois carros alegóricos. O carnavalesco é Hélio Moraes, o Helinho.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Praia Campista

Presidida por Juvenil do Nascimento, a escola vai contar o enredo “Praia Campista, uma estrela nacional”. O carnavalesco é Ray Lima. Com cerca de 100 componentes, a escola desfila com cinco alas.

Logo depois do desfile, começa o concurso de bois pintadinhos. De acordo com o presidente da Liecan, José Carlos Antônio, o Dica, serão cerca de 30 agremiações na avenida.

Sábado
20h – show com Dominguinhos da Estácio
21h - Escolas do Grupo 2

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos das Malvinas

O presidente é Jorge Moura. O enredo este ano é “Entre as Luzes da Ribalta e a Poeira da Avenida a Eterna Musa do Samba”, que será defendido por 140 componentes. As cores da escola são Verde e branco. Os compositores são Jorginho Moura e Abel França, que também são intérpretes, junto com Élcio Colored. Os mestres de bateria são Sinhô e Edílson. A escola desfila com oito alas. O carnavalesco é Paio.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Barreto

Presidida por Aroldo Leite Souza, a escola traz o enredo “Uma Explosão de Alegria, e essa Gente Mostra seu Valor”, com 160 componentes. As cores são Azul e Branco. Os compositores são Luiz Carlos (Pelé) e Robson, que também e o intérprete. O mestre de bateria é Gilmar. A escola desfila com seis alas e um carro alegórico. A carnavalesca é Ana de Souza.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Águias da Fronteira

O presidente da escola é Flávio Fernandes. O enredo deste ano é “Pra dizer que não falei das flores”. O carnavalesco é Igor Azevedo. A escola desfila com cerca de 150 componentes, divididas em seis alas. O compositor é Weslen, e o intérprete, Michael.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unido dos Estudantes

Presidida por Ricardo Mattias, a escola traz o enredo “Nova Esperança, a Esplêndida Aurora”. A escola tem 180 componentes, e suas cores são verde e rosa. O compositor é Ricardo, e os intérpretes, Toizinho e PC. O mestre de bateria é Binho, e a escola desfila com quatro alas e um carro alegórico. O casal de mestre-sala e porta-bandeira é Alessandra e Zinho.

As escolas Acadêmicos do Lagomar, Foliões das Malvinas e Barra de Ouro não repassaram suas informações.


Domingo
22h
Escolas do Grupo 1

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Miramar

Presidida por Marcelo Simões, a escola traz o enredo “Grito que Ecoa no Ar, Homem, Natureza, Basta Sonhar”. São 320 componentes. As cores da escola são verde, branco e dourado. Os compositores são Barriga e Ferrete, que também são intérpretes. O mestre de bateria é Anderson Negão. A escola desfila com oito alas e três carros alegóricos. O carnavalesco é Cléber.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade dos Cajueiros

O presidente é Marco Antônio, o Tampinha. O enredo é “O Céu e os Astros”. A escola desfila com 450 e tem as cores verde, azul e branco. Os compositores são Graziele e Clise. Os intérpretes são Inaldo Carvalho, Dimitre e Fernando Fuga. O mestre de bateria é Tampinha. A escola desfila com 12 alas e três carros alegóricos. O carnavalesco é Eduardo Minut.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila

O presidente da escola é Luiz dos Santos. O enredo é “Onde Houver as Trevas Que se Faça a Luz”. A escola desfila com 340 componentes e suas cores são verde, amarelo, azul e branco. Os intérpretes são Cláudio Nunes e Michel. Os mestres de bateria são Caíque e Anderson. A escola desfila com 11 alas e dois carros alegóricos.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Arco-Íris

O presidente é Milton Oliveira. O enredo da escola é “Assim Como Dois e Dois São Quatro Sei Que a Vida Vale a Pena, Embora o Pão Seja Caro e a Liberdade Pequena”. A escola, que tem as cores azul e branco, desfila com 300 componentes. Os compositores são Luiz Carlos Pelé e Robson,q eu também é o intérprete Robson. O mestre de bateria é Milton Oliveira. A escola desfila com 10 alas e dois carros alegóricos. O carnavalesco é Leandro Guimarães.

Segunda
Grupo Especial
20h

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Barra

Fundada em 24 de março de 1976, a agremiação entrará na Linha Verde com 900 componentes, 16 alas, 05 carros alegóricos e o enredo “O grande Segredo da Vida”. Sob as cores Azul, vermelho, amarelo e branco, o carnavalesco Arlei Araújo preparou uma verdadeira festa na avenida. A Império da Barra já foi campeã seis vezes.

O samba enredo é de autoria de Triste, Jorge Moura e Abel, interpretado por Jairzinho do Império. Em 2005 a escola não desfilou, mas este ano o presidente Salvador está ansioso para mostrar ao público a garra dos componentes. Para isso, ele conta com o ritmo dos mestres de bateria Beto Careca, Foca e Igor, além da evolução dos mestre-sala Rui e da porta-bandeira Luciana. A sede da agremiação fica à Rua Calixto Fernandes das Neves, s/nº - Barra de Macaé e os ensaios acontecem na quadra da escola toda quarta-feira.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Santana

Fundada 26/07/201, a Unidos do Santana entrará na Linha Verde com as cores Verde e Branca. Com sede à Rua Leopoldina Nevers Pinheiro, 114 – Morro de Santana, a agremiação já arrebatou o segundo lugar em 2002 e em 2004 ficou primeiro lugar júri popular. Mas foi em 2005 que a Unidos do Santana sagrou-se campeã do Primeiro Grupo e por isso, ela este ano passou para o Grupo Especial.

A agremiação vai entrar na Linha Verde com 950 componentes, 10 alas e 04 carros alegóricos. Com o enredo “Sob o Olhar Doce de Santana que Afaga os Tristes Urubus do Velho Palacete, Abre-se uma Asa que é Pura História e Emoção e Outra de Delírio e Ficção”, a escola tem como carnavalesco Cláudio Mattos.

O presidente é Jocy Leandro, os mestres de bateria Anderson e Júnior pretendem manter o ritmo e esquentar a arquibancada durante o desfile. O samba é de autoria do compositor José Carlos (Triste) e os puxadores Wilson Barcelos e Júnior. Dois casais adultos e mais um mirim virão como mestre-sala e porta-bandeira.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Pulo do Gato

Fundada em 10/10/1986 a Agremiação Pulo do Gato já foi campeã por duas vezes. Com sede à Rua Francisco Maçado, 408 – Aroeira a escola vai entrar na Linha Verde com 800 componentes, 04 carros alegóricos e 14 alas. O mestre-sala Gê e a porta-bandeira Marilza, juntamente com o casal mirim Lucas e Lívia, estarão evoluindo para os jurados e o público em geral.

Com o enredo “O Corpo Humano Vira Indústria na História do Gato e Mostra a Semelhança entre o Progresso e a Vida”, o carnavalesco Paulo Stanislau, o Paio, fará a comparação entre o gato e o ser humano no mundo atual.

O presidente da agremiação é o Carlos Noé e o autor do samba enredo é o Dito, que também puxará o samba na avenida. O mestre de bateria é o Mestre Sínio, conhecido por manter o ritmo durante o desfile.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Bairros

Fundada em 14 de setembro de 1989 e com sede administrativa à Rua Secretário Rubens Falcão, 431, no Visconde de Araújo, a escola realiza seus ensaios nas praças púbicas dos bairros Visconde de Araújo e Campo do Oeste. O presidente é o Itarny Moura Neto e o vice, Jocimar Cotts. As cores da escola são: azul, vermelho e branco.

Este ano, o enredo será “As asas do beija-flor dão carona ao maior espetáculo da terra: que no paraíso da loucura busca a beleza, a poesia, a liberdade, na fantasia da sublimação”. A autora do enredo é Admar de Sá e o carnavalesco é o Eduardo Minucci.

Para criar o enredo, foi preciso consultar diversos enredos das escolas de samba do Grupo Especial e de acesso do Rio de Janeiro e voltar às próprias lembranças da terra. O enredo fala da busca de um mundo sempre melhor, onde a igualdade impere e a solidariedade seja a mãe de todos. O samba-enredo é de autoria dos compositores Zé Paulo, Cézar Fadel e Maurício.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Bairros

A escola entrará na Linha Verde com 600 componentes, divididos em 14 alas e a tradicional ala das baianas, compostas de 20 experientes baianas, quatro carros alegóricos e, como primeiro mestre sala e porta bandeira, Patrícia e Lucas, casal do Rio de Janeiro que há 17 anos desfilam pela Unidos dos Bairros. O segundo casal de mestre sala e porta bandeira é o Henrique e a Nire, casal residente no município e que todos os anos representam a escola.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Castelo Imperial

Sob o enredo “Sou Castelo Imperial, sou Raça, sou Dor. No meu Sonho de menino trago uma Esperança: ser um dia Vencedor”, a escola de samba Castelo Imperial, com cinco anos de fundação já arrebatou dois títulos de campeã e um de vice. Com sede à Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 447 – Visconde de Araújo, a agremiação realiza seus ensaios na Praça Santo Antônio, próximo à Igreja de Santo Antônio. As cores da escola é o preto, amarelo e o branco.

A presidente da entidade é Ana Cláudia e a escola entrará na Linha verde com 900 componentes, 10 alas e 04 carros alegóricos. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e composto por Zinho e Alexandra, o segundo, Wellington e Maiara. O casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim será o Marcus Vinícius e Channon.

O samba enredo da escola é de autoria de Jorge Augusto e Zinho e o samba será puxado por Daniel Silva e Aurélio. A própria Comissão de Carnaval está promovendo a confecção dos carros e é também a encarregada do sucesso da agremiação.


Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Aroeira

O azul e o branco da Acadêmicos da Aroeira encerrará o desfile do Carnaval 2006 na Linha Verde. Fundada no dia 25 de dezembro de 1962, é uma das mais tradicionais agremiações do município, já tendo arrebatado 13 títulos ao longo dos seus 44 anos de existência.

Sob o enredo “É um dom... Amor, Heroína e até fumaça. Ave cheia de graça, melodia. Maria-Maria”, o presidente Odenir da Conceição promete fazer bonito neste carnaval. A escola entrará na Linha Verde com 950 componentes, 16 alas e 06 carros alegóricos, além de 02 tripés.

Para evoluir diante dos jurados e público, o primeiro mestre-sala Claudinho e Selminha Sorriso, e o segundo casal, Chiquinho e Elaine, ensaiaram muito durante o ano inteiro. A Quadra da Aroeira é palco dos ensaios da escola, além de eventos paralelos, durante todo o ano, até que chegue o carnaval.

O samba enredo é de autoria do Robson e Luiz Carlos (Pelé), mas quem puxará o samba na avenida será o Robson. O carnavalesco Jorge de Paulo está confiante que a escola fará um desfile inesquecível.