Macaé já está em clima de contagem regressiva para a chegada de 2008. A prefeitura está acertando os últimos detalhes para a festa, que começa neste sábado (29), com shows na Lagoa de Imboassica e no distrito do Sana. Para a virada do ano, cinco toneladas de fogos farão um espetáculo pirotécnico de quinze minutos na orla da Lagoa. Também haverá queima de fogos na Barra, Aeroporto, Sana, Frade, Córrego do Ouro e Glicério. A Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) informa que nos dias de shows, o Terminal Central vai funcionar 24 horas.
- Preparamos uma programação especial para toda a cidade. Esperamos que esta seja uma passagem de ano tranqüila, com muita paz e harmonia para a família macaense e para os turistas que escolheram Macaé para festejar a chegada do ano novo, disse o prefeito Riverton Mussi, que vai assistir a queima de fogos na Lagoa com sua família.
Na Lagoa, a programação de shows começa neste sábado (29), com o cantor Tatau, da banda Araketu. No domingo (30), por questões de agenda, houve uma alteração no show – ao invés da banda NX Zero, quem anima o público é o grupo Detonautas. Na noite da virada, logo após a queima de fogos, a festa fica por conta da cantora Gilmelândia, a Gil, ex-vocalista da banda Beijo.
No Sana, a festa também começa neste sábado com os grupos Tribo dos Ventos e Cabeça d’Água. No domingo, é a vez de Dom Luiz Rasta e na noite do dia 31, o show é com o grupo Água de Cheiro.
Na virada do ano, haverá shows e queima de fogos em outros pontos do município. Na Barra, a festa fica por conta do Grupo 100%. Na Praia do Aeroporto, próximo ao bar do Coco, quem comanda a virada é a cantora Leci Brandão, e no Lagomar, o show é com o cantor Thom Mello. Na região serrana, em Córrego do Ouro, o show será com o grupo Os Morenos, e em Glicério, com o cantor Sandro Martins. No Frade, quem faz a festa é com o grupo Forró Brasil Show.
Trânsito
A Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) preparou um esquema especial de trânsito para a festa da virada do ano na orla da Lagoa de Imboassica e da Praia do Pecado, onde vão acontecer os principais shows durante o réveillon. Além de contar com os agentes orientando moradores e motoristas, a Mactran vai fechar o trânsito para veículos na Avenida Amphilophio Trindade (Beira Lagoa).
De acordo com o presidente da Mactran, Lúcio Aracati, o acesso a carros só será permitido aos moradores, que terão uma identificação especial fornecida pela Mactran. O trânsito estará fechado neste sábado (29) e domingo (30) a partir das 18h. Na segunda-feira (31) o trânsito fica fechado a partir das 6h, e será liberado às 6h de terça-feira (1).
Atendimento médico
A secretaria de Saúde preparou um plantão de réveillon, que abrange a sede do município e os distritos da região serrana. A partir deste sábado, as unidades de saúde dos distritos de Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana, que agora conta com atendimento 24 horas, receberão o reforço de mais uma equipe e uma ambulância, sendo que no Sana o veiculo será uma UTI, pois é a localidade mais distante. Os casos mais graves ocorridos na região serrana serão encaminhados para o Hospital Municipal da Serra, que conta com uma equipe multiprofissional e equipamentos.
Já na sede do município, os plantões vão acontecer nos bairros Lagomar, Aeroporto (Praia do Coco) e Lagoa, a partir de domingo, das 19h até o término da festa. No Lagomar, a prefeitura disponibilizará duas ambulâncias, sendo uma UTI e outra simples. Na praia do Coco, devido à proximidade com o Pronto Socorro Aeroporto, serão duas ambulâncias simples. A unidade de emergência do Aeroporto, além de contar com toda a infra-estrutura de pessoal, agora possui sala de raio X, instalada recentemente.
Na orla da Lagoa, a população vai contar com um posto de atendimento com leitos para repouso, três médicos e três ambulâncias com equipe distintas.
Os prontos socorros municipais do Centro e do Aeroporto, a Unidade de Emergência Pediátrica, Irmandade São João Batista e o Hospital Público Municipal (HPM) estarão com suas equipes prontas para dar suporte aos atendimentos mais graves e receber as transferências.