Foto: Elba Ramalho: Lucas Menezzes / Ferrugem: Caio Vie
Elba Ramalho na Praia dos Cavaleiros e Ferrugem na Praia da Barra são os shows da virada
Está tudo pronto para o Réveillon 2024, evento realizado pela Prefeitura de Macaé, para brindar a chegada do Ano Novo. Todo o esquema de trânsito já está montado, assim como o estrutural, de serviços e de apoio à segurança.
Os palcos estão montados, a cidade está com 100% dos hotéis ocupados por turistas e visitantes e há grande movimentação nas orlas das zonas norte e sul. Diversos ônibus de turismo registram presença no município.
É forte a expectativa da festa da virada, que será realizada em dois palcos: na Praia da Barra, com Ferrugem, Bira Bello e DJ Avellar e na Praia dos Cavaleiros, com Elba Ramalho, Glauco Zulo e DJ Felipe Tanus. A programação musical começa às 19 horas. A Guarda Municipal estará com 73 agentes (extra e ordinário) e 20 viaturas (incluindo a base móvel na praia). A Polícia Militar terá 200 agentes nas ruas.
O público deve ficar atento às alterações no trânsito. Nos Cavaleiros, a Avenida Atlântica será interditada, a partir das 15h, entre a Rua Winston Churchill e a Rua Acapulco. Será permitido o acesso de veículos para os estacionamentos particulares e moradores, com apresentação de comprovante de residência. O acesso de veículos de carga e descarga no perímetro do evento será liberado até às 16h. A entrada para montagem de barracas na areia da praia poderá ser feita até às 18h. Será proibido o estacionamento de ônibus de turismo na orla das praias dos Cavaleiros e Pecado.
Na Barra, a partir das 20h, serão colocados cones na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), nos dois sentidos da via, próximo à Ilha da Caieira, para promover o estreitamento da via para maior segurança dos pedestres que forem assistir aos shows e queima de fogos. Agentes de trânsito e viaturas estarão no local até o final do evento.
Serão colocados 120 ônibus do transporte coletivo urbano em circulação no Réveillon, com o Terminal Central operando 24 horas.
A celebração será marcada por uma queima de fogos que irá durar 12 minutos cada, nos dois pontos. O secretário de Turismo, Léo Anderson, destacou que Macaé vem de um Natal Magia que lota todos os dias a Vila do Papai Noel, na Praia Campista, além de 20 árvores de Natal espalhadas pela área central e região serrana e o espetáculo Águas Dançantes, com projeção holográfica na Lagoa em uma tela de água gigante com elementos natalinos, laser show, iluminação cênica, efeitos de fogo e fogos de artifício de baixo ruído.
- Trabalhamos com produtos turísticos que levam entretenimento para a população, atraem turistas, geram vagas de emprego e aquecem a economia em diversos ramos de produtos e serviços – comentou o secretário.
As secretarias de Turismo, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Guarda Municipal e GAOP da Ordem Pública, Defesa Civil, Políticas para as Mulheres, Comunicação, Desenvolvimento Social, a Coordenadoria de Posturas, o Conselho Tutelar, além da Polícia Militar, Segurança Presente, Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, participam da estrutura do evento.
A secretaria de Saúde disponibiliza postos e ambulâncias UTIs nos locais de festa – dois na Praia dos Cavaleiros e um na Praia da Barra - e a Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária. Policiais atuam na proteção e segurança e guardas municipais atuam no apoio.