Foto: Ana Chaffin
História, arquitetura e curiosidades encantam turistas e moradores
Aproximadamente 100 pessoas participaram da visita ao Solar do Monte Elísio, atual Instituto Nossa Senhora da Glória/Colégio Castelo, nos dois turnos desta edição do projeto Walking Tour, promovido pela Secretaria de Turismo de Macaé. O passeio foi realizado, à tarde, em 26 de setembro, e na manhã desta sexta-feira (3).
Além da guia Paloma Rosa, nos dois dias, houve a atuação do guia-mirim do Colégio Castelo, o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Lucas Pessanha, 13 anos. A diretora da instituição, Irmã Carmelita Agrizzi, também participou da abertura desta edição, em setembro.
Moradores da cidade, ex-alunos, alunos, turistas e frequentadores do projeto ficaram encantados com o espaço, sua história e sua arquitetura, com destaque para a escadaria interna de madeira com detalhes entalhados à mão, feita em uma técnica francesa de encaixe. A escada dava acesso aos aposentos do Visconde de Araújo. O proprietário do castelo realizou a obra, que durou 14 anos (1852-1866), como presente para a sua esposa, a viscondessa Luiza Leopoldina de Araújo.
O guia-mirim já havia participado como visitante do Walking Tour no Forte Marechal Hermes.
“Eu estou aprendendo mais do que contando. Me interesso pelo Direito, mas também por História, desde os 5 anos de idade, quanto quis aprender sobre a história da Bulgária, origem do sobrenome do meu avô. É um dos meus objetivos trabalhar nesta área”, disse Lucas.
“Eu não conhecia o colégio. É a nossa terceira visita turística pelo projeto. Sempre que a gente pode, a gente vem. Já trouxe o meu filho, porque é uma aula de história muito importante”, disse.
“Nunca tinha vindo aqui em cima. Eu era doida para subir esta escada. É muito interessante saber a história”, frisou.