Grande parte do Brasil foi devastada pelo homem. A Mata Atlântica, por exemplo, foi reduzida e quase extinta se não fossem as políticas de preservação. Nesta sexta-feira (1), a Prefeitura de Macaé lançou a Trilha Caminho da Estrela, que conta com cerca de 50 km e vai conectar o Atalaia ao Pico do Frade, unindo duas unidades de conservação. O Prefeito Welberth Rezende participou do encontro e destacou a importância do investimento em meio ambiente e sustentabilidade.
"O Parque tem um potencial enorme e estamos trabalhando para que ele se torne cada vez mais atrativo e preservado. A proposta é triplicar a área de preservação do Parque Municipal Atalaia e, com isso, construir o corredor ecológico de 14 quilômetros, que integrará as áreas do Parque e a Reserva Biológica União (ReBio). O objetivo é promover um trabalho latente com os pesquisadores para preservar, cada vez mais, a unidade de conservação", destacou o prefeito.
Na ocasião, cerca de 30 pessoas Inauguraram o primeiro trecho do Caminho da Estrela, que liga o Atalaia até a Cachoeira do Salto, uma média de 8 km. De acordo com a propulsora do Caminho da Estrela, Thais Corral, a trilha vai auxiliar na proteção das espécies de fauna e flora presentes. Um aspecto diferenciado da travessia é a abundância das águas e, portanto, da vida natural que delas derivam. Ela ainda acrescenta que a trilha será dividida em quatro trechos, que serão abertos gradativamente.
"São córregos, riachos, rios e cachoeiras monumentais, possíveis de visitar em todo o percurso. O nome do Caminho da Estrela remete às histórias contadas pelos tropeiros. Diz a lenda que no espaço mais alto da Serra tem-se uma visão mais nítida das estrelas", completa.
O Caminho da Estrela é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mario e Alba Corral e com o Caminhos da Mata Atlântica, um projeto de trilha pela Serra do Mar que dá suporte técnico ao desenvolvimento de trilhas através da empresa Pedra D'água.
Segundo o Secretário de Ambiente, Juninho Luna, o projeto foi idealizado no intuito de colocar Macaé de forma definitiva nos principais circuitos de trilhas longas do país. Isso, tendo em vista, a riqueza de cultura, fauna, flora e importantes mananciais que projetam a serra macaense em posição de destaque na produção de águas de superfície de nosso estado.
A trilha será acessível para todos, que vão poder ir com guias particulares. Aos sábados, a prefeitura vai disponibilizar instrutores da Secretaria de Ambiente para levar a população, de forma gratuita, para conhecer as tão belas cachoeiras da região. Essa iniciativa será válida a partir do mês de agosto.
O Parque Atalaia está localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro, a 27 quilômetros do centro do município. A área possui 235 hectares e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.
A inauguração da Trilha contou ainda com a presença de secretários municipais e vereadores.
O Parque conta com diversas outras atrações e fica aberto para visitação de quinta a sábado, de 9h às 16h. Grupos com mais de 20 pessoas devem fazer o agendamento pelo e-mail:
agendamento.atalaia@gmail.com.