Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (23), às 20h, a turma de teatro da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart) do ano de 2019 apresentará o espetáculo “HáDistância – o palco da criação”, em plataforma digital. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serão 10 monólogos com estruturas estéticas diferenciadas. Alguns feitos ao vivo para plateia virtual, que estará com os atores numa sala. Outros serão exibidos em vídeos gravados. A costura para a apresentação será feita com leitura dramatizada, trabalhando a sonoridade dos textos.
A obra nasceu de um estudo aprofundado de seis meses sobre leitura dramatizada associada a estrutura dialógica do monólogo. Todo o processo foi realizado em plataforma EAD.
A direção das cenas ficou a cargo dos professores Cláudia Byspo e Leandro Triervailer, que ministraram também a disciplina - parte da grade curricular de formação da escola.
Os atores ganharam, ainda, o acompanhamento dos professores Jardel Maia e Neyva Santiago. O primeiro fez a preparação vocal do elenco e a segunda, aprimorou questões de luz e figurino.
A transversalidade de linguagem marca as cenas. A escolha foi produzir uma conversa entre o teatro e o vídeo, a transcriação dramatúrgica, a decupagem dos personagens e circunstâncias, a escassez e a possibilidade estética.
“Toda essa conversa ocorreu de forma não presencial. HáDistância foi um palco de criação. Esses meses todos de estudo e pesquisa deram ao elenco e a direção um outro olhar artístico. Foi muito difícil porque algumas ações precisavam da presença, do olho no olho, mas conseguimos”, relatam os diretores Cláudia e Leandro, que prometem que a experiência virtual artística será ímpar.
Os interessados podem assistir ao espetáculo pela plataforma Zoom, através do link http://bit.ly/Hadistancia_T19.
A orientação é para que a plateia virtual entre na sala com 10 minutos de antecedência e desligue seus microfones e câmeras. Antes do espetáculo outras orientações serão passadas ao público.
“Estamos ansiosos para esse encontro. As cenas são incríveis e a experiência valeu muito a pena”, afirmam os atores.
FICHA TÉCNICA
Realização: Emart
Direção/Concepção: Cláudia Byspo e Leandro Triervalier
Preparação Vocal: Jardel Maia
Orientação de figurino e luz: Neyva Santiago
Elenco e Cena:
Jô Souza – Pós 40
Felippe Senna – Reticências
Thainá Santos – Lugar Horrível
Maycon Correa – Romão e Julieta
Raphael Almeida – Querido Diário
Mislene Fontão – Face a Face
Amanda Vitório – Meus próprios passos
Maria Ester – Vento Triste
Cybel Chagas – @p4p0_c4b3ç4
Douglas Mareli – Tempos de Paz