Foto: João Barreto
Serviço de dispensação de medicamentos foi entregue nesta quinta-feira (28)
A Unidade Básica de Saúde (UBS) passa a contar a partir desta quinta-feira (28) com uma unidade de assistência farmacêutica, garantindo assim à população o acesso ao serviço de dispensação de medicamentos considerados essenciais pelo SUS.
A inauguração da farmácia foi realizada pelo prefeito Welberth Rezende junto ao secretário de Saúde, Alexandre Cruz, e também faz parte da programação de eventos em celebração aos 209 anos de Macaé, comemorados nesta sexta-feira (29).
“Estamos trabalhando em todas as frentes para oferecer à população acesso a serviços de qualidade. E investir na Atenção Básica é prioridade e estamos avançando, com a ajuda dos profissionais da ponta, ouvindo também a população”, afirmou o prefeito.
A farmácia da UBS Barramares atenderá de segunda a sexta-feira, e já conta também com o sistema informatizado de dispensação de medicamentos considerados essenciais, que unifica as informações do banco de dados de toda a rede de assistência farmacêutica do município.
“Expandir a assistência primária é garantir à população saúde de qualidade e humanizada, a essência de todo o nosso trabalho. Mais unidades serão ampliadas”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.
Para retirar a medicação na farmácia é preciso documento de identificação com foto, Cartão SUS e receita médica.
“A proposta é descentralizar o nosso atendimento a partir da informatização e unificação do nosso banco de dados, facilitando o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais”, informou Jeniffer Gonçalves, coordenadora geral da Assistência Farmacêutica.
A nova unidade também reforça a rede de assistência primária à população, mantida através da rede de Atenção Básica.
“A farmácia fortalece a referência da UBS Barramares como a principal referência de promoção de saúde e cuidado da população”, destacou Liciane Furtado, gerente de Atenção Básica.
De acordo com a coordenadora da UBS Barramares, Iracema Alves Costa, cerca de 400 pessoas são atendidas na unidade por dia. “A unidade facilitará o acesso dos pacientes a dispensação de medicamentos, atendendo uma demanda que é da população do bairro”, destacou.
A inauguração também contou com a presença dos vereadores Rond Macaé e Reginaldo do Hospital.