UBS Barramares promove roda de conversa para pacientes

09/03/2023 14:12:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Moisés Bruno

A ação faz parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher

O que é ser mulher? Esse foi o questionamento que trouxe muitas respostas e reflexões às pacientes que estavam na manhã desta quinta-feira (9), na Unidade Básica de Saúde do Barramares. A roda de conversa, dirigida pela assistente social Elaine Freitas, foi uma das atividades programadas para esta semana na unidade de saúde. Esta tarde, outra roda de conversa vai ser promovida no local.

A coordenadora do espaço, Iracema Costa, frisou a importância da programação que teve início nesta quarta-feira (8). No dia 14 deste mês, a partir das 9h, o local vai criar um mural com o tema: "Deixe um recado para a mulher que você admira". Já no dia 28, vai ser promovida uma ação com um grupo de gestantes, às 15h.

"Muitas mulheres não receberam uma lembrança sequer pelo seu dia. Quando fazemos algo assim, já faz a diferença na vida delas. Atualmente são quase 18 mil pacientes em atendimento aqui na UBS e procuramos, toda a equipe, oferecer um tratamento humanizado para as pessoas", emociona-se Iracema

"As próprias pacientes trouxeram adjetivos como paciente, corajosa, guerreira... É preciso ter paciência para lidar com as questões do dia a dia, sem atrapalhar a nossa vida física e mental. Nosso objetivo com essas ações socioeducativas é resgatar a importância da mulher que precisa se olhar, se valorizar, reconstruir. O papel da Atenção Básica é a prevenção e promoção de saúde, não é só assistência, mas fazer com que as mulheres se enxerguem como detentoras de direitos", explica Elaine.

Enquanto aguardava atendimento, Rafaela Aragão aproveitou para participar do bate papo. Técnica de Segurança do Trabalho, ela deu uma pausa na carreira para cuidar da filha de oito meses de idade. "Eu dei uma pausa para me dedicar a ela. Achei as falas muito boas, informativas. A gente que é mulher precisa ouvir essas palavras. É tanta demanda na nossa vida, que a gente, às vezes, esquece do nosso valor e ouvir isso ajuda até na nossa autoestima", observa.

A empreendedora Marcela Santos também gostou muito do que ouviu nesta manhã. Acompanhada do marido, Ennver Araújo, ela falou sobre a importância de ter uma rede de apoio, principalmente quando se torna mãe. Eles têm uma filha de quatro meses. "É muito bom estar aqui com ele, aprendendo que, nós mulheres, precisamos cuidar e priorizar a nossa saúde. Meu marido sempre me acompanha em tudo, me ajuda a cuidar das coisas em casa e é muito bom poder contar com ele", afirma.


Fotos Relacionadas