Após encontro do prefeito Riverton Mussi com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, na última terça-feira (28), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde o prefeito solicitou a expansão de cursos de graduação federais em Macaé, a UFF informou a retomada do vestibular de Direito para a cidade. A confirmação foi feita no final da tarde desta sexta-feira (31) pelo diretor do curso de Direito da UFF, Márcio Brandão.
Por telefone, Márcio Brandão afirmou que as inscrições serão abertas na próxima terça-feira (04) e serão estendidas até o dia 15. “Basta o candidato entrar no site da UFF e fazer a inscrição. Serão 50 vagas para a graduação em Direito com previsão para início da turma em março de 2008”, detalhou o diretor do curso de Direito.
O prefeito Riverton Mussi disponibilizou a estrutura da Cidade Universitária para abrigar a graduação. “Estamos oferecendo toda a estrutura física para a instalação do curso de Direito e dando as condições necessárias para o funcionamento da graduação. Nosso objetivo é transformar Macaé em um pólo de Ensino Superior e dar oportunidade de qualificação pública para os munícipes”, ressaltou o prefeito.
Diversas reuniões já haviam sido mantidas entre o prefeito com a reitoria e os diretores da universidade, como o do reitor da UFF, Roberto de Souza Salles. A solicitação de Riverton Mussi ganhou reforço com pedido do governador Sérgio Cabral ao reitor da UFF no dia da inauguração da Cidade Universitária, 11 de julho.
De acordo com o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, Joelson Tavares, a UFF fará um aditivo ao vestibular regular, garantindo o curso de Direito em Macaé. O presidente da Funemac lembrou que o curso na cidade era mantido fruto de um convênio com a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e agora retorna através de convênio com a prefeitura. “O curso de Direito é de grande importância para a cidade e possui alta qualidade”, comentou. As inscrições serão realizadas no site www.uff.br
Cidade Universitária promove desenvolvimento sócio-educacional
O curso de Direito da UFF vai somar às graduações que já funcionam na Cidade Universitária – um espaço de 95 mil metros quadrados custeado pela prefeitura para fomentar o Ensino Superior em Macaé. O prédio de 30 salas de aula da Cidade Universitária já possui cursos da UFF e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
A FeMass oferece os cursos de Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação, cada um com 50 vagas. As aulas estão sendo ministradas no período da noite. Já a UFF disponibiliza até o momento as graduações em Administração e Ciências Contábeis.
A próxima etapa da Cidade Universitária será a construção de mais dois prédios com 30 salas de aula cada. Pela UFRJ estão confirmados os cursos de licenciatura plena em Biologia, em Química e o Bacharel em Farmácia – as inscrições para o vestibular terminam nesta sexta-feira (31). Os cursos de Química e Farmácia começam em 2008, junto com a graduação em Biologia – que hoje funciona no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem).