Foto: Luiz Bispo
Primeira etapa do vestibular da UFF consiste em 75 questões de múltipla escolha
Aproximadamente mil candidatos vão fazer nesse domingo (14), a partir das 9h, as provas da primeira etapa do vestibular para os cursos da Universidade Federal Fluminense - Campus Macaé (UFF/Macaé). A UFF abriu na Cidade Universitária, para o primeiro semestre do próximo ano, 40 vagas nos cursos noturnos de Administração e de Ciências Contábeis e 40 vagas em cada semestre de 2011 no curso de Direito, turno da manhã. Ao todo, são 160 vagas.
Macaé teve 591 inscritos para prestar vestibular para o curso de Direito. A relação candidato/vaga deste curso é de 7,39. Administração foi o segundo da UFF mais procurado, com 278 inscritos, 6,95 candidatos por vaga. O curso de Ciências Contábeis tem 135 candidatos, 3, 38 por vaga.
No pólo, 13 salas foram reservadas para que cerca de 600 candidatos façam as provas com duração até às 13h30. Por meio de nota oficial, o reitor da universidade, Roberto Salles, afirmou que não irá retirar a reserva de 20% das vagas para candidatos classificados pelo Enem.
Os organizadores alertam que os portões serão fechados às 8h50m. Quem chegar depois desse horário não poderá entrar nos locais de prova, sendo eliminado do concurso. Será preciso apresentar o documento de identificação informado no ato da inscrição e também é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição.
A primeira etapa do vestibular da UFF consiste em 75 questões de múltipla escolha das disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática e Química. O gabarito será divulgado no mesmo dia e o resultado dessa fase, em dois de dezembro. A segunda etapa de provas acontecerá em 19 de dezembro.
Bases sólidas em Macaé
Este ano em que a UFF comemora seu Jubileu de Ouro (50 anos) e o curso de Ciências Contábeis seu Jubileu de Prata (25 anos), ficará também marcado como o ano de consolidação do processo de interiorização da UFF em Macaé, segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Fernando Lagoeiro.
Nesta semana, a universidade promove, na Cidade Universitária, o I Simpósio de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Bacia de Campos (I SIMPACD), que foi organizado por alguns dos 11 professores empossados este ano e que prestaram concurso para atuarem especificamente no Campus Macaé.
Os professores organizadores do evento, Ailton Ferreira, do Departamento de Administração, Mauro Florentino e Roberto Pires Júnior, do Departamento de Contabilidade, e Alexander Seixas, do Departamento de Direito, buscam, com essa iniciativa, dar início a uma nova fase de concretização de projetos para o pólo de Macaé.
Roberto Pires destacou que os temas do simpósio - logística, planejamento estratégico, auditoria e meio-ambiente – buscaram abranger a realidade das empresas e atividades locais, com foco para a área do petróleo. “Um congresso está previsto para o próximo ano”, informou.
Já Mauro Florentino ressaltou as parcerias que estão sendo firmadas para a realização de cursos de extensão e de pós-graduação no próximo ano. Os cursos de extensão irão atender às demandas das secretarias municipais e serão voltados para os servidores públicos, sendo mediados pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), vinculado a Secretaria de Educação. Estão previstos cursos nas áreas fiscais, tributárias e de direito.