A prefeitura, através do Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (Carp) e o Instituto de Alimentação e Nutrição (IAN) do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), são parceiros em um projeto de saúde que visa avaliar a interferência da Covid-19 na vida de mulheres diabéticas não insulino dependentes ou hipertensas, entre 18 e 59 anos, que tenham tido Covid depois de tomarem pelo menos uma dose da vacina. As interessadas em participar do estudo devem estar cadastradas no D. Sid, onde a pesquisa está em andamento.
As voluntárias que se enquadram no perfil de critérios de inclusão devem preencher o
formulário online, com nome completo, informando se teve Covid alguma vez após a vacinação, o tipo de doença que tem e o contato para o pesquisador.
A pesquisa é intitulada “Avaliação de Marcadores de Risco à Saúde em Mulheres Pós-Infecção por SARS-COV-2 Portadoras de Diabetes Melitus e Hipertensão Arterial”, orientada pela professora Kelse Albuquerque, no Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) do Nupem/UFRJ. “A universidade está captando essas voluntárias para que o estudo tenha maior adesão. Nesta fase vão começar a coleta de sangue e as medidas corporais”, destacou.
A professora explicou que a ideia é fazer a comparação e, na conclusão do estudo, obter os diagnósticos nutricional, em relação à avaliação de medidas corporais; e o bioquímico para avaliar marcadores de risco cardiovascular, processos inflamatórios de diabetes e homeostase glicêmica e gorduras séricas (regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue), insulina e outros. Como a Covid-19 interfere nesses marcadores de risco é o que o estudo, em andamento, vai avaliar.
“Parcerias com a UFRJ são sempre importantes para a população e agregam dados para o setor de pós-Covid. É uma satisfação estarmos contribuindo com pesquisas”, enfatizou a coordenadora do D. Sid, Janiane Nunes.
O Carp pertence ao D. Sid, que funciona no D. Alba, no Centro da cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.