Macaé é o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ser contemplado com um curso de Pós Graduação da UFRJ fora de sua sede no Rio de Janeiro. A especialização em “Produtos Bioativos e Biociências” iniciou este mês suas atividades e é também o primeiro da região na área de Farmácia, que tem como objetivo a formação em áreas de pesquisa como a Modelagem Molecular, Farmacologia, Síntese Orgânica de Fármacos, Produtos Naturais, Alimentos funcionais (nutrição), Controle de Qualidade de Fármacos, entre outras. Foram oferecidas 20 vagas.
Para a abertura da Pós Graduação, ocorrida no último dia 6 na sede do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), foi convidada ao município, a Professora Drª Maria Auxiliadora Coelho Kaplan, condecorada com o mais alto grau dentro da carreira do magistério superior, de professora Emérita da UFRJ. A Doutora é considerada referência na área de produtos naturais no mundo, homenageada como membro da Royal Society of Chemistrry.
Ela proferiu a aula inaugural do Programa de Pós-graduação, nível mestrado do comitê de Farmácia da CAPES, denominado Produtos Bioativos e Biociências. O tema que ela apresentou foi "Desenvolvimento vs Ambiente". Sob este tema, ela abordou dados importantes sobre a Mata Atlântica e mostrou a importância das pesquisas científicas com os recursos genéticos tão diversificados deste bioma, para sua preservação. Incentivou também a pesquisa científica para embasar um desenvolvimento com racionalidade, preservando o Ambiente.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, a iniciativa da UFRJ em trazer para o município seus cursos de Pós Graduação, juntamente com o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), transformará o Campus Macaé em centro de excelência em Ciência e Tecnologia.
- A elaboração de pesquisas e estudos voltados para as questões regionais e a formação de profissionais cada vez mais qualificados certamente impulsionarão o desenvolvimento sócio-econômico de Macaé e região, destacou.
Para o Diretor-Presidente do IMMT, Henrique Mendes Carvalho, o apoio do Instituto em todo o processo de Pós graduação e logística para a UFRJ segue como mais uma ação de apoio às atividades da Instituição no município de Macaé, em prosseguimento as diretrizes estabelecidas pelo Prefeito Riverton Mussi.
- Segundo o Coordenador de Cursos e Eventos do IMMT, o Engenheiro Mecânico Newton Amorim, responsável também pela Gerência de Projetos, o Instituto estará incentivando a realização de outros eventos técnico-científicos em parceria com a UFRJ ao longo do ano, disponibilizando a sua infraestrutura instalada, finalizou Henrique.