UFRJ oferece curso de extensão universitária em Inovação e Transição Energética

03/02/2023 09:32:00 - Jornalista: Renatta Viana

As inscrições online podem ser feitas até sábado (4)

O processo seletivo para o ‘I Curso de Inovação e Transição Energética’ do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto Politécnico (Ipoli) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé está aberto até sábado (4), através do link: https://forms.gle/dt9GbnibJ8dJ7Gco8. Serão oferecidas 40 vagas no curso gratuito.

O curso de extensão universitária em Inovação e Transição Energética, com carga horária de 60 horas, acontecerá de quarta-feira (8) a 14 (terça-feira), das 18h30 às 22h30. Ele tem a proposta de ampliar as possibilidades de pesquisas, estudos e projetos acerca da temática, bem como conectar as diferentes partes interessadas (stakeholders) da Capital Nacional da Energia, Macaé.

Esta ação tem como público alvo empreendedores, profissionais que estão em função de gestão (independente da sua formação profissional) e alunos egressos de curso superior interessados nesta área do conhecimento. Entre os tópicos do conteúdo programático estão: mudança climática, ODS, ESG, energias renováveis, papel da inovação no que tange matriz energética, entre outros.

De acordo com o Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (Negep/UFRJ- Macaé), pretende-se despertar no mercado regional uma visão mais ampla sobre as oportunidades de negócios no setor de energia, fomentar o debate acerca da crise climática e contribuir para que novas iniciativas voltadas para agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam desenvolvidas.

Os participantes serão imersos em conteúdos estratégicos e conhecerão casos de sucesso que estão contribuindo para mudanças organizacionais, ambientais e sociais. Vale ressaltar que o curso conta com um pioneirismo, uma vez que as discussões regionais giram em torno do setor petrolífero, desconsiderando a amplitude do setor energético, portanto, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de competências dos atores sociais, empreendedores, executivos, pesquisadores e demais participantes interessados no assunto.

O curso será divido em seis módulos, sendo eles:

• Módulo 1 - Mudanças Climáticas: O que são mudanças climáticas, causa e consequências, como a crise climática afeta nossas vidas e possíveis Soluções. Precificação do carbono.
• Módulo 2 - Cultura de Inovação: Cultura organizacional, cultura de inovação, cultura de inovação para transição energética.
• Módulo 3 - Implementação ODS e ESG: o termo ESG, objetivos de desenvolvimento sustentável e metas agenda 2030 da ONU, agenda ESG na visão das empresas.
• Módulo 4 - Transição energética e cenário brasileiro: indústria do petróleo e os novos cenários energéticos para o brasil.
• Módulo 5 - Energias do futuro: energia eólica e outras energias renováveis (eólica, bioenergia, solar).
• Módulo 6 - O papel da tecnologia e inovação na transição energética. As atividades serão coordenadas pelo Professor Doutor Thiago Gomes de Lima e Professora. Mestre Paloma.