A coordenadoria do Programa Macaé Cidadão encerra nesta quarta-feira (dia 10) os treinamentos dos pesquisadores que atuarão na pesquisa domiciliar. Durante uma semana, eles se reuniram no auditório do Paço Municipal. No treinamento, foram abordados temas como levantamento e análise estatística da realidade e princípios básicos das terminologias na pesquisa. Os pesquisadores ainda tiveram a oportunidade de ouvir alguns relatos sobre a pesquisa 2001/2003.
Finalizado o treinamento, os pesquisadores vão participar dos encontros da cidadania. “Esses encontros têm o objetivo de fazer uma apresentação dos pesquisadores à comunidade e explicar seu trabalho”, esclarece a coordenadora. O primeiro encontro acontece nesta quinta-feira, 19h, na escola Wolfango Ferreira.
A pesquisa domiciliar ira traçar o perfil e o levantamento dos anseios da família macaense. A coleta das informações começará no mês de maio pelos setores administrativos 05 (Barra de Macaé) e 06 (Lagomar). “Depois os pesquisadores vão visitar os demais setores”, lembra, Amélia.
O questionário da pesquisa domiciliar contém 170 perguntas que abrangem vários pontos como as características da unidade domiciliar, relação e características dos moradores e outras abordagens sobre os programas da prefeitura. “Os dados colhidos através da pesquisa irão direcionar os projetos do governo municipal”, diz a coordenadora do Macaé Cidadão.