logo

‘Um Conto de Natal – O Globo Encantado’ acontece na Vila do Noel nesta quarta

02/12/2025 10:13:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

A apresentação é da Escola Municipal de Dança de Macaé, da Secretaria Municipal de Cultura, às 19h Espetáculo

O espetáculo “Um Conto de Natal – O Globo Encantado” será apresentado nesta quarta-feira (3), às 19h, pela Escola Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, na Vila do Noel, na Praia Campista. A história, uma criação original de Cláudia Tenório, que também assina a direção geral, artística, produção audiovisual, dramaturgia e o roteiro, transporta o público para dentro de um antigo globo de neve onde a Vila de Cristal desperta para mais uma temporada natalina cheia de encantamento, descobertas e gestos de amor.

Composto por 29 atos, o espetáculo reúne diferentes linguagens da dança — do ballet ao jazz, passando pelas danças urbanas — e envolve mais de 280 alunos, além de professores/coreógrafos e funcionários que se superaram para essa apresentação. A narrativa une teatro, música e movimento para discutir de forma sensível valores como solidariedade, acolhimento, união familiar e saúde emocional.

Dentro do globo de neve, o Mundo Mágico do Natal desperta quando a neve começa a cair e os sinos ecoam ao longe. Mas algo está diferente: o relógio da praça, responsável por manter viva a magia natalina, não volta a funcionar.


“É então que conhecemos Guigah, um duende curioso que sente falta do irmão, Fabih, ainda recluso após muitas tristezas vividas no passado. Junto à misteriosa Senhora Brumm, que surge envolta em véus de neblina, Guigah descobre que somente 25 gestos de bondade poderão restaurar a magia do relógio e o tempo, devolvendo a cor à Vila de Cristal”, revela Cláudia Tenório.



Ao longo do espetáculo, Guigah realiza ações que acendem pequenas luzes pela vila: tricota cachecóis para quem sente frio, entrega pães doces aos trabalhadores da noite, escreve cartas de empatia, distribui lenha, canta pelas ruas e inspira toda a comunidade a se unir em torno de um propósito maior.

Enquanto isso, Fabih observa tudo de longe, até que uma carta misteriosa — deixada em branco — toca o seu coração. A transformação do irmão se torna o ponto de virada que devolve esperança ao vilarejo.

Entre coreografias emocionantes e cenas delicadas, o público acompanha o momento em que o relógio volta a ganhar seus primeiros segundos e toda a vila se mobiliza para completar o ciclo de bondade necessário para o Natal acontecer.

O reencontro dos irmãos, marcado por um abraço de saudade e perdão, gera a energia que faltava: o relógio toca as doze badaladas e o Natal desperta dentro do globo.

As cores retornam, a música invade as ruas e todos celebram a força transformadora da arte, que neste momento é representado pelo cantor e compositor Fabio Guma, que estará fazendo uma apresentação de sua música autoral “Magia do Fluxo”.

A Senhora Brum, cuja presença guiou a jornada, se despede em um redemoinho de neve que se transforma em uma estrela colorida — talvez a verdadeira essência do espírito natalino.

E numa linda metáfora final, um menino do mundo real sacode o globo na manhã de Natal, percebendo que a purpurina se transformou em pequenas cartas em branco, lembrando que cada pessoa pode reescrever a própria história.

As coreografias são assinadas pelos professores da escola — Gabriela Pinheiro, Andreia Ventapane, Michel Cordeiro, Cristine Ximenes ( coordenadora técnica), Luize Helena Pessanha e Bianca Lenyta.



“É um momento muito importante de celebração para os alunos, onde eles podem mostrar as suas famílias todo o conteúdo que aprenderam durante o ano, finalizar o ano com um espetáculo é a principal ferramenta motivacional, que faz com que as crianças entendam que toda disciplina, empenho e comprometimento durante o ano fazem sentido para a vida”, finaliza Cláudia.


Serviço
Realização: Prefeitura Municipal de Macaé, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo.

Espetáculo: Um Conto de Natal – O Globo Encantado

Apresentação: Escola Municipal de Dança de Macaé

Local: Vila do Noel – Praia Campista

Data: Dia 03/12 – 19h

Classificação: Livre

Duração aproximada: 1h40

Ficha Técnica
Texto - Direção Geral - Direção Artística - Roteiro - Produção Audiovisual – Dramaturgia e Roteiro: Cláudia Tenório

Coordenação Técnica – Iluminação: Cristine Ximenes

Produção Executiva – Figurino: Thayse Lamonica

Assistente Social – Logística: Keiko Hashimoto

Assistente de Produção: Débora Dias

Professores / Coreógrafos:

- Andreia Ventapane: Pré Ballet A - Pré Ballet IA - Pré Ballet B - Pré Ballet IB

- Gabriela Pinheiro: Preliminar A - Preliminar B - Preliminar C - Preliminar E - Preliminar IB - Preliminar IIA - Preliminar IIB

- Luize Helena Pessanha: Básico - Básico IB - Médio

- Cristine Ximenes: Jazz B - Jazz D

- Michel Cordeiro: Urbanas A - Urbanas B - Urbanas C - Urbanas D

- Bianca Lenyta: Jazz A - Preliminar D - Preliminar ID

Equipe de apoio: Cristina Marques - Eliane Carvalho Fernanda Fernandes - Juan Rodrigues - Jumam da Silva - Naime Prata - Joelma Cabral - Maria de Fátima Silva -

Artistas convidados: Fábio Guma, cantando “Magia do Fluxo”, e Palhaça Gabiroba,

interpretando “Espírito do Natal”.

Personagens

Srª. Brumm - Prof. Gabriela Pinheiro

Espírito do Natal - Palhaça Gabiroba

Fabih - Arthur Cabral

Guigah - Nicolas Temoteo

Magia do Natal - Alice Manhães

Milagre - Lavinia Ferreira

Fada Açucarada - Gabriela Garcia

Purpurina - Gessiane Rodrigues