logo

Um macaense no Mundial de Ultramaratona

22/01/2009 11:23:44 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Eleir foi a grande recelação da Ultramaratona em 2008

Nesta sexta-feira (23) o macaense Eleir Junior representará Macaé no que será o seu maior desafio: a primeira etapa do Mundial de Ultramaratona, disputada entre as cidades de Poços de Caldas e Paraisópolis, Minas Gerais. Eleir tem o patrocínio da prefeitura de Macaé, através do programa Bolsa Atleta. A prova começa às 8h desta sexta e tem o término previsto para às 20h de domingo (25). Serão 60 horas de corrida.

O Mundial de Ultramaratona, uma das provas mais desgastantes do mundo dos esportes, têm suas provas realizadas em locais cuidadosamente escolhidos para levar o atleta ao extremo. Além de provas no deserto do Atacama e Alasca, extremos de calor e frio, a prova brasileira leva o atleta à exaustão, devido ao clima quente, abafado e úmido, predominante nesta época do ano.

Segundo a organização do evento, devido as fortes chuvas e alagamentos existentes no percurso, se tornou impossível o uso do carro de apoio dos atletas, importante para a hidratação, alimentação e atendimento médico durante a corrida. Com isso, além de correr em locais com água pela cintura e lama, os atletas terão que levar o seu próprio mantimento e água em mochilas.

- Será mais uma grande dificuldade. O caminho está realmente interditado para carros e cada atleta leva sua própria mochila. O peso não é tão grande, mas o desgaste e o tempo de prova fazem parecer que estamos carregando concreto nas costas, explicou Eleir.

O macaense, campeão de provas de 24 horas e apontado como atleta revelação da Ultramaratona no último ano, vai a Poços de Caldas em busca da vitória. Eleir que já correu 203,5 km em 24 horas, pretende superar os 217 km de prova em 30 horas, para que com essa marca conquiste o título do evento.

"A prova é muito diferente das corridas de 24 horas. Teremos 100 quilômetros de subida, 100 de decida e apenas 17 quilômetros de terreno plano. Calculo terminar a prova com 30 horas, o mesmo tempo do campeão no ano passado", comentou Eleir, que também tem o patrocínio da empresa Terra Brasil, conserto de roupas.