A União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) promove, no dia 2 de março, mais uma edição do projeto “Caminhada Amiga”. O objetivo do evento é o de proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao público que frequenta a instituição. O local escolhido para a caminhada é o Centro de Macaé.
Uma vez por mês, um grupo de mulheres vai caminhar em algum bairro ou praça de Macaé. De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Mesquita, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade. “Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem muitos benefícios. Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade de prevenir lesões”, destaca.
A equipe de mulheres que participa da caminhada é coordenada pela fisioterapeuta Alessandra Mesquita. Além da caminhada, o grupo faz sessões de alongamento e aprende técnicas de postura e respiração. Os exercícios também reduzem as tensões musculares, relaxam o corpo, proporcionam maior consciência corporal, ativam a circulação, etc.
Outros benefícios da caminhada podem ser destacados, segundo Alessandra. “Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades”, finaliza.