logo

Uni Rio chega a Macaé ampliando acesso ao ensino superior

20/10/2011 09:56:17 - Jornalista: Douglas Fernandes

O município ampliou a oferta de ensino superior à população macaense na Cidade Universitária. A Prefeitura de Macaé firmou, junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a vinda de cursos de graduação e extensão para a cidade. Esta é a quarta instituição de ensino superior a integrar o campus da Cidade Universitária, juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

Atualmente são oferecidos gratuitamente 15 cursos de graduação, além de Cursos de Extensão e Pós Graduação.A primeira iniciativa desse convênio foi consolidada nesta quarta-feira (19), com o início das aulas do Curso de Extensão em Artes Cênicas “O Ator no Teatro e no Cinema”, no qual contou com a presença da vice-prefeita Marilena Garcia, representantes da UniRio, o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, representando o Secretário de Educação e presidente da Fundação, Guto Garcia, além de professores e alunos inscritos.

- Após criação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a instalação da UFF e UFRJ, agora é a vez da Uni Rio de integrar-se à Cidade Universitária com seus cursos e projetos, disse Marilena, ressaltando o comprometimento do município em levar conhecimento no município por meio de parcerias positivas junto ao Governo Federal.

A vice-repefeita ressaltou ainda que a parceria com a UniRio reafirma o compromisso que a prefeitura possui com a Educação, integrando, por meio de seus cursos os governos federal, estadual e municipal, objetivando ampliar e garantir o acesso do cidadão ao Ensino Superior.

Curso

Participam do curso 25 alunos de Macaé e região. Ele é voltado para atores, diretores de Teatro e Cinema, professores, Artistas e interessados em geral. A qualificação é integrada ao projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão “Processos Criativos em Arte, Ciência e Tecnologia” da UniRio e conta ainda com a parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF). Segundo a coordenadora do curso, a professora Denise Telles, a proposta é refletir sobre a pesquisa cênica do ator, no contexto do Teatro e do Cinema, estabelecendo conexões com múltiplas linguagens.

- O curso objetiva aproximar conhecimentos das áreas Humanas, Científicas e Tecnológicas, através das Artes, enfocando conexões entre o Teatro, o Cinema e a Dança, no contexto da arte contemporânea. Serão realizadas pesquisas práticas e teóricas a partir de estudos de Rudolf Laban, dos processos criativos de Pina Bausch, das pesquisas de movimento de Angel Vianna e das pesquisas em Cinema-dança de Maya Deren, entre outras, disse Denise.

Para Guto Garcia, a proposta de realizar parceria com a UniRio comprova a intenção da prefeitura de investir na qualificação em todos os segmentos, tanto o técnico como na áreas de humanas e artística, beneficiando daqueles que moram no município e que a partir de agora não necessitam estudar em estados ou municípios vizinhos.

- O objetivo de democratizar as vagas para o interior do estado e fomentar a política de desenvolvimento do ensino superior. Acredito que a UniRio se interará a Macaé e contribuirá com a formação dos profissionais de Macaé, completou o secretário Guto.