logo

Unidade de Emergência Pediátrica de Macaé completa um ano de funcionamento

22/09/2011 18:07:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Nestes 12 meses foram realizados aproximadamente 60 mil atendimentos

Visando à melhoria da qualidade e humanização do atendimento na área de pediatria, entrou em operação no mês de setembro a nova sede da Unidade de Emergências Pediátricas (UEP) de Macaé. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, nestes 12 meses foram realizados aproximadamente 60 mil atendimentos. A unidade esta localizada na esquina entre das ruas Franscisco Portela com Coronel Amado, no Centro.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, afirmou que o prefeito Riverton Mussi não mediu esforços para que a unidade ganhasse nova sede. “O antigo espaço já não atendia a demanda crescente da cidade e, imediatamente, o prefeito fez uma parceria com o governo do estado, que cedeu o prédio do antigo Fórum”, disse.

O prédio, de dois andares, passou por obras de reforma, ampliação e adaptação, para portadores de necessidades especiais. O secretário lembrou ainda que, após a inauguração em maio, a unidade funcionou temporariamente como Centro de Controle no Tratamento da Dengue e, somente em setembro, iniciou seu funcionamento em definitivo, aberta 24h para urgências pediátricas.

De acordo com o diretor administrativo da UEP, Luciano Ferreira, pensando em humanizar o atendimento e diminuir as dificuldades de adaptação das crianças ao ambiente, foi montada também uma sala de recreação, espaço com brinquedos, onde são desenvolvidas atividades de recreação.


- As novas instalações proporcionaram melhores condições de trabalho e de atendimento âs crianças e responsáveis. Observamos melhorias no acolhimento, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista o oferecimento de condições dignas para os funcionários executarem suas funções, falou Luciano Ferreira.

A unidade funciona com uma equipe multiprofissional composta por pediatras, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, serviço social, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogo, além de serviço de farmácia e de Raio X. Em parceria com a secretaria de Educação, foi implantado na unidade o programa Classe Hospitalar, que previne a evasão escolar da criança que se encontra internada, na qual realiza atividades educativas durante a internação.
Em um ano, foram realizados 57.936 atendimentos, dos quais 6.598 com necessidade de internação e outros 9.241 ficaram em observação por 24 horas. Foram realizados mais de 27mil exames de Raio X, entre outros procedimentos.

Luciano afirmou que é importante ressaltar mais uma vez que o empenho do prefeito e do secretário de Saúde em implantar a nova unidade, ainda continua para manutenção diária.

- A UEP conta com ampla sala de recepção, seis consultórios, quatro enfermarias que acolhem 24 crianças, uma sala de observação com quatro leitos, e uma enfermaria de um leito - para situações em que seja necessário tratar a criança sem contato com outras - quatro leitos de emergência, além de salas de nebulização, medicação, suturas e drenagens de abscessos. A unidade é uma grande conquista da população de Macaé e um compromisso realizado pelo governo municipal, acentuou.


Os recursos tecnológicos oferecidos na UEP são: radiografia, através de aparelho fixo e móvel; aparelho de multiparâmetros (monitoramento dos sinais vitais e outros), respiradores mecânicos e oximetria de pulso.


Fotos Relacionadas