Unidade móvel fortalece rede de assistência em saúde de Macaé

15/03/2023 13:55:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Maurício Porão

Prefeito Welberth Rezende apresenta consultório itinerante à equipe da Secretaria de Saúde

A rede de Atenção Básica de Macaé passa a contar com a Unidade Móvel Odontológica que garantirá assistência à população, ampliando a cobertura da rede de Saúde Bucal para regiões da cidade com grande demanda. A unidade foi apresentada na manhã desta quarta-feira (15) pelo prefeito Welberth Rezende junto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

O “consultório móvel” é equipado com cadeira odontológica e equipamentos que garantem a realização de procedimentos como extração, restauração, aplicação de flúor e tratamento de gengiva.


“Essa é a primeira unidade móvel da Saúde de Macaé e representa os esforços de toda a equipe que planeja a reestruturação da nossa rede, promovendo ações que possam elevar a qualidade, eficiência e acolhimento, seja na Atenção Básica, seja na Alta e Média Complexidades”, destacou Welberth.



O consultório móvel vai complementar a agenda de atendimentos da Coordenadoria de Odontologia de Macaé, garantindo a cobertura em bairros, distritos e localidades que ainda não contam com salas de referência para a Saúde Bucal.


“A proposta é fortalecer a nossa assistência, levando saúde bucal de forma direta e itinerante para diversas áreas da cidade”, afirmou a coordenadora da Odontopediatria, Carla Bittencourt.



A unidade representa também os investimentos realizados pelo governo municipal na rede básica de assistência em Saúde. “Descentralizar serviços é garantir saúde para a nossa população de forma direta, promovendo assistência e levando atendimento de forma cada vez mais próxima das pessoas”, apontou Alexandre Cruz, secretário de Saúde.

Além das ações itinerantes, o governo investe também na reforma, ampliação e modernização das unidades da rede básica de Saúde, reforçando a cobertura de serviços de prevenção.


“Estamos ampliando os nossos programas de prevenção em Saúde, capacitando equipes, reforçando as nossas unidades para garantir assistência e acolhimento a nossa população”, declarou Natália Antunes, secretária adjunta de Atenção Básica.


Fotos Relacionadas