logo

Unidades do Cras inscrevem para CadÚnico

21/08/2022 12:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Em Macaé, há unidades do Cras em alguns bairros e na serra

Oito unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, cadastram para o CadÚnico em Macaé, das 8 às 17h. A informação é da coordenadora do CadÚnico e do Auxílio Brasil no município, Mila Barbosa, que destaca a importância do cadastro para famílias que desejam entrar em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

"O Cadúnico é a porta de entrada para todo tipo de programa e benefício usado por todas as esferas de governo", ressaltou. O programa nacional identifica famílias de baixa renda para fornecer ações sociais e é um serviço constante de coleta de informação de famílias em vulnerabilidade social, com renda de no máximo três salários ou meio salário mínimo per capita.

Por regra, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Para os cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez, é importante destacar que apenas o responsável familiar pode realizar o pré-cadastro. Ele é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.

Os interessados devem comparecer ao Cras mais próximo de sua residência com os seguintes documentos: CPF ou título de eleitor (Responsável Familiar); Certidão de Casamento ou Nascimento, CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência (demais integrantes do grupo familiar).

Em Macaé, os Cras funcionam nos bairros Nova Esperança, Aeroporto, Aroeira, Barra, Botafogo, Lagomar, Visconde de Araújo, além de Córrego do Ouro, na região serrana.