As unidades municipais de ensino situadas na serra, que fazem parte do programa Escola Ativa já contam com um calendário agrícola. O novo material, que serve como fonte de informação para alunos, professores e moradores da área rural de Macaé, foi produzido pelos estudantes e educadores das escolas, que atuam com turmas multisseriadas, que em Macaé, integram 170 crianças de séries diferentes na mesma sala de aula.
Durante a primeira etapa do programa, alunos e educadores se reuniram na elaboração de fontes, que servem de informação para os que vivem na serra. Entre as produções estão a monografia comunitária e o calendário agrícola, que consiste nos períodos de produção e colheita das atividades econômicas executadas nas localidades.
A intenção do “ Escola Ativa” é minimizar a distorção série-idade e desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade. Outra proposta do programa é evitar o êxodo no meio rural, pois a quantidade reduzida de alunos no campo impede a formação de turmas individuais de cada série. Nas turmas multisseriadas, os estudantes não precisam se deslocar para frequentar escolas na área urbana.
As unidades, que fazem parte do programa Escola Ativa são Duas Barras (Glicério); Aterrado do Imburo (Imburo); Crubixais de Cima (Frade); Boa Alegria (Sana); Madressilva ( Trapiche), Joaquim Breves ( Sana); Zélia Souza Aguiar (Areia Branca); Carlos Gaspar (Sana); Augusta Franco (Bicuda Pequena) e São Sebastião dos Quarenta (Imburo).
Curso- Para a melhor qualificação dos 11 professores das turmas multisseriadas, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, prossegue no dia oito de agosto com mais uma etapa do módulo Tecnologia Educacional.
De acordo com a coordenadora do programa, Ana Dutra, a proposta é que os professores participantes possam melhor utilizar a tecnologia na educação de campo. Outra finalidade , segundo ela é contribuir para que os professores saibam utilizar da melhor forma recursos como computadores do Proinfo e ferramentas como uso da internet, processador de texto, tabelas, gráficos, elementos curriculares do programa, calendário de produção, cartaz de combinados, comitês, caixas de sugestões e de compromissos, ficha controle de presença, além de recursos como slides.
Periodicamente, a coordenação do “ Escola Ativa” realiza visitas pedagógicas e direcionados à troca de experiências, planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões.