Última agremiação a se apresentar na passarela do samba, na madrugada deste domingo (18), no primeiro dia de desfiles, a Unidos dos Estudantes apresentou o enredo "O brilho conduz e a noite seduz, nessa viagem fascinante o bem e o mal é a magia do meu carnaval".
Apesar do horário, a escola entrou na avenida à 1h50, o público que permaneceu na Linha Verde cantou o samba-enredo do início ao fim do desfile dos 200 componentes da agremiação, que se apresentaram em quatro alas, um carro alegórico, e no embalo dos 50 ritmistas da bateria.
A Unidos dos Estudantes mostrou na avenida de maneira fácil e objetiva a magia que marcaram e marcam fatos reais identificados nos atos realizados no dia-a-dia. O casal de mestre sala e porta bandeira representaram o bem e o mal de forma criativa. O carro abre alas trouxe figuras entre a luz e as trevas.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Estudantes foi fundado por Ricardo Matias, em 11 de abril de 1990, no Colégio Estadual Luiz Reid. Suas cores oficiais são o Verde, o Amarelo e o rosa. A Madrinha Legal da entidade é o G.R.E.S. Estação 1ª de Mangueira. O símbolo da Escola é representado pela figura de um Pombo, cujo significado é Liberdade. O padroeiro da entidade carnavalesca é São Sebastião.