Universidades se unem no combate ao Covid-19

Apr 14, 2020 3:14:00 PM - Jornalista: Equipe Secom

Diretores de universidades de Macaé e região se reuniram nesta terça-feira (14) pela internet, por meio da plataforma virtual Zoom, para debater as ações de combate ao Covid-19 que estão sendo executadas pelas instituições até o momento. O encontro foi organizado e mediado pelo Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Silva, que apresentou também as realizações da chamada “Macaé VS Covid-19”, lançada pelo programa Startup Macaé no final do mês de março.

“Este é o momento de fortalecer o poder das universidades e integrar cada vez mais com o poder público, revisitando os métodos de ensino, de agir, reorientando os padrões existentes”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia.

A diretora da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Cláudia Magalhães, faculdade do município de Macaé, contribuiu compartilhando com todos a metodologia utilizada pela FeMASS, unindo forças entre os docentes para manterem as aulas do semestre através do formato EAD, no qual professores e alunos estão reinventando o método de ensino para manter as atividades de forma virtual, integrando os cursos e mantendo o contato com os alunos.

O diretor e o vice do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé da UFRJ (NUPEM-UFRJ), Rodrigo Nunes e Chico Esteves, pontuaram as medidas que estão sendo tomadas em parceria com a Prefeitura de Macaé e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre elas, a fabricação de face shields, máscaras de proteção feitas por universitários com impressora 3D no Laboratório Inovar na Cidade Universitária, e distribuídas aos profissionais da saúde e produção de álcool em gel para distribuição à população, sendo executada no laboratório do NUPEM. Outro projeto é a produção de testes para o coronavírus, em parceria com o laboratório da UFRJ do campus Rio de Janeiro, com o suporte de professores de virologia. Projetos sociais também foram criados a partir das primeiras discussões como distribuição de cestas básicas. Também foram elaborados formulários de suporte à população, mitigando as fake news relacionadas à pandemia.

O diretor da UFF Macaé, Daniel Arruda Nascimento, apresentou a fabricação de máscaras e produção de álcool em gel pelas turmas de engenharia de Niterói, o apoio às ações em Macaé e a iniciativa do “Café com RH”, projeto da UFF já existente que agora está focado em manter o contato entre os alunos, através de lives e fóruns com temas para os cursos de direito, administração e psicologia - todos abertos ao público.

O Instituto Federal Fluminense (IFF), representado pela professora Áurea Sugai, também está realizando pequenas ações entre os alunos, como questionários relacionados ao Covid-19 com teor informativo e orientações dos profissionais de educação física, para evitar o sedentarismo em meio à quarentena.

A partir desse encontro, novas ideias surgiram, como a retomada de um “Fórum de Universidades”, com os responsáveis pela gestão das universidades para criação de projetos em conjunto, bem como a formação de uma rede de apoio.