logo

Universitários bolsistas apresentam suas pesquisas na II Mostra de Trabalhos

19/10/2010 15:19:18 - Jornalista: Andréa Lisboa

Prossegue até sexta-feira (22) a ‘II Mostra de Trabalhos Acadêmicos’, na Cidade Universitária. Vinte e nove trabalhos desenvolvidos no pólo com o patrocínio da Secretaria de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), serão apresentados. A mostra, que acontece simultaneamente à ‘IV Semana Universitária’, tem como objetivo dar mais transparência ao processo de seleção de bolsas por meio de edital público oferecidas pela Fundação.

A aluna do terceiro período do curso de Farmácia da UFRJ, Vitória Tobias Santos, ressaltou a importância da bolsa da Funemac para o desenvolvimento de sua pesquisa. “É um incentivo para o trabalho. Porque, quando você começa a se dedicar à pesquisa, surgem gastos, como transporte, alimentação e participação em congressos. Nisso a bolsa ajuda muito”. Ela também enfatizou a importância da Mostra. “Aqui damos um retorno àqueles que estão investindo em nós. Mostramos a nossa produção. Além de podermos expor aos universitários e à comunidade nosso trabalho”.

Vitória apresentou a pesquisa ‘Análise do mecanismo de formação do mesoderma e do endoderma em artrópodes usando uma abordagem de biologia evolutiva do desenvolvimento’, um estudo sobre o carrapato, de importância para a economia agropecuária de Macaé e do estado. Seu professor, Rodrigo Fonseca, que tem três alunos pesquisadores participando da Mostra com temas diferentes, considera a oportunidade como uma ocasião de aprendizado. “É um momento único para o crescimento do aluno como um todo”, destacou.

Já a estudante do quinto período de Biologia da UFRJ, Marcelle Gonçalves, que apresentou a pesquisa ‘Levantamento, Importância e Estratégias para os Invertebrados Marinhos de Macaé, com ênfase para a APA Municipal do Arquipélago de Santana’, ressaltou a preocupação dos alunos pesquisadores com temas voltados para o município “Há poucos estudos nessa área e a pesquisa da biodiversidade é de grande interesse. Esses seres são indicadores de grau de poluição, ou estruturadores de comunidades”, explicou.

O superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, informou que esclarecer à sociedade sobre o papel da universidade e divulgar a pesquisa local é uma das metas do projeto. A ‘II Mostra de Trabalhos Acadêmicos’, de segunda a quinta-feira, será realizada na sala 203 da Cidade Universitária e na sexta-feira, na 307. Durante a mostra, serão apresentados dois trabalhos da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS); um da Funemac/Fafima; 24 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um da Universidade Federal Fluminense (UFF), abrangendo diversas áreas do conhecimento.

Na segunda-feira, foram apresentados os trabalhos da UFRJ: Saberes e práticas em saúde na perspectiva dialógica: Ações Extensionistas em Macaé; Genotoxicidade da Fração Solúvel de Petróleo no Anfípode Quadrivisio lutzi (Crustacea, Melitidae); Análise do mecanismo de formação do mesoderma e do endoderma em artrópodes usando uma abordagem de biologia evolutiva do desenvolvimento; Arquipélago de Sant´Anna, Macaé Uma APA Municipal do Estado do Rio de Janeiro; Levantamento, Importância e Estratégias para os Invertebrados Marinhos de Macaé, com ênfase para a APA Municipal do Arquipélago de Santana; Aspectos moleculares celulares, fisiopatológicos e novas terapias em modelos animais de insuficiência renal; O desenvolvimento de uma plataforma para a criação de websites para as escolas públicas municipais e facilitação da comunicação e interação entre a sociedade, as escolas e a comunidade acadêmica. A UFRJ continua suas apresentações na terça-feira (19).