Foto: Maurício Porão
Produtos foram comprados com a arrecadação do trote.
A solidariedade falou mais alto para calouros e veteranos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Macaé), campus Professor Aloísio Teixeira. Na tarde desta sexta-feira (23), os universitários entregaram ao Lar de Maria, produtos que foram comprados com a arrecadação do trote social, promovido para a oitava turma curso.
O contato com as crianças da creche emocionou a caloura Jéssica Larissa dos Santos, 23 anos, que saiu de Maringá/PR para estudar em Macaé. “Ganhei foi um presente com um trote desse. Na minha cidade as ações dos estudantes não têm essa visão social. Queria fazer muito mais”, disse a estudante.
De acordo com o universitário Gabriel Canan, 20 anos, integrante da comissão do trote social, a ideia foi fazer solidariedade e, ainda, promover a integração entre veteranos e calouros. “Estabelecemos um dia na semana para eles arrecadarem a verba com o pedágio nos sinais de trânsito do município e, em seguida, compramos produtos de limpeza e higiene, itens recomendados pela instituição conforme sua necessidade”, explicou Gabriel.
Para o representante do Lar de Maria, Rodrigo Machado, a iniciativa é fundamental para a manutenção da instituição que, atualmente, atende 36 crianças, um ano e três meses a dois anos, em período integral, das 7h30 às 17h.
O curso de Medicina tem cerca de 200 alunos. Os 30 calouros, que iniciam suas aulas neste semestre, foram aprovados no vestibular do ano passado.