Foto: Ana Chaffin
A proposta é contemplar a população em seus bairros
A unidade móvel de coleta de sangue da Secretaria Municipal de Saúde estacionou na UPA da Barra nesta quarta-feira (16), com o serviço itinerante. A proposta da ação é contemplar a população em seus bairros e auxiliar na diminuição das filas nas unidades terceirizadas e pontos oficiais da prefeitura que realizam esse serviço.
O horário de atendimento desses exames é o mesmo ofertado nos laboratórios da cidade: das 7h às 10h. Para realizar a coleta na unidade móvel, basta chegar ao local com o pedido de exame, documento de identificação e fazer um cadastro. Em média são realizadas de 20 a 30 coletas por dia. O resultado é disponibilizado em 15 dias úteis na própria unidade onde a coleta foi feita ou, então, no laboratório Hemoclin (o endereço é Rua Doutor Luiz Bellegard, 131, Imbetiba).
"A maior parte desses exames é de pacientes já com os pedidos de outras unidades ou gerados nos ambulatórios de qualquer bairro. Eles vão poder estar indo diretamente ao ponto marcado e fazer o cadastro na hora", explica Ronilei Aprígio.
"Esse atendimento simplifica muito pra gente. O atendimento aqui na unidade móvei é muito rápida. Gostei muito dessa facilidade. É uma grande ajuda para nós, porque não precisamos nos deslocar até outro ponto da cidade", disse a aposentada Maria Lúcia Ferreira dos Santos, de 63 anos, moradora do bairro Nova Holanda.
"Podem ser feitos tanto os exames em jejum ou aqueles que não necessitam desse preparo. Também estaremos realizando exames de urina, de fezes, caso o paciente já tenha os potes coletores", acrescenta Ronilei.
"O programa visa reunir todos os serviços móveis, promovendo saúde à população que terá mais acessibilidade nos bairros. Esse também é o caso do Ônibus Rosa, que conta com consultas clínicas que geram pedidos de exame. E em alguns momentos, as pessoas sairão com o pedido e poderão já fazer, imediatamente, aqueles que não requererem preparo e jejum. Já quanto aos que precisam de preparo e de jejum, saindo da consulta, o paciente já pode estar marcando para o próximo dia e local onde a unidade de coleta estará", afirma Ronilei.