logo

UPA Macaé terá atendimento de urgência de baixa e média complexidade

11/03/2010 09:42:22 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Entrega do prédio está prevista para o dia 23

Localizada estrategicamente numa das áreas mais populosas da cidade, as obras da Unidade de Pronto Atendimento da Barra (UPA), em Macaé, continuam aceleradas. Nesta quarta-feira (10), o subsecretário de Saúde, Edílson Simões, esteve no local conversando com a equipe técnica da obra para conhecer a estrutura da nova unidade.

Com 1.500 metros quadrados de área construída a obra, que está sendo executada pelo Governo do Estado, funcionará 24 horas. O subsecretário explicou que a construção da UPA em Macaé foi uma solicitação do prefeito Riverton Mussi ao governador Sergio Cabral, onde ficou acordado a doação da área para construção e a manutenção da unidade por seis meses após a entrega da obra e montagem.

De acordo com a engenheira da obra, Vânia Del-Ducca, a previsão é de que a entrega do prédio aconteça no próximo dia 23, sendo que depois a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil equipará o prédio.

O prédio construído com estrutura pré-moldada conta atualmente com cerca de 20 pessoas na montagem dos painéis, que têm isolamento térmico e acústico. Segundo a engenheira, a próxima fase será de instalação elétrica e hidráulica.

O subsecretário, Edílson Simões, ressaltou que a capacidade de atendimento da UPA será de 500 pessoas por dia, o que desafogará as unidades de emergência do município e, principalmente, o Hospital Público Municipal (HPM). “A UPA vai atender as pequenas emergências e os casos mais graves continuarão sendo encaminhados para o HPM”, disse, acrescentando que a nova unidade contará com algumas especialidades como cardiologia, ortopedia, ambulatório de neurologia, pediatria e clínica geral.

Por ser uma unidade de pronto atendimento, os pacientes da UPA ficarão internados por um prazo de 24 a 48 horas, os casos que necessitarem de um tempo de internação mais longo serão encaminhados ás unidades de referência. “O prefeito e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, lutaram para que a população pudesse ter mais esta opção de atendimento em saúde, com dinamismo e rapidez”, frisou.

UPA - Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana. No local, os pacientes poderão fazer consultas e exames.

A unidade possui dois andares. No térreo, funcionará o atendimento aos pacientes e no segundo andar será o setor administrativo. A área de atendimento contará com 15 leitos, sendo três pediátricos, quatro masculino e quatro feminino, dois isolamentos e dois de observação. Ainda terá setor de imagem, oito consultórios médicos e um odontológico, farmácia, entre outros. O setor administrativo contará com refeitório, vestiário, copa, sala de reunião e descanso dos plantonistas.