Foto: João Barreto
A oficina foi ministrada na manhã desta segunda-feira (17)
Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Betinho (CAPS) participaram de uma oficina de culinária na manhã desta segunda-feira (17). O objetivo é possibilitar aos participantes uma maior socialização e uma alimentação saudável. As aulas também serão ministradas no CAPs infantil e Álcool e Drogas (AD).
De acordo com a coordenadora das atividades, a chef de cozinha Cláudia Barcellos, as aulas são ministradas às segundas-feiras, de 10h às 12h. A ideia é envolver os usuários que gostam de gastronomia e que possam cooperar nas aulas.
- Na aula de hoje ensinamos uma quiche de cebola com ricota de espinafre, usando massa integral. Temos cuidado em preparar as receitas, pois temos muitos usuários que são diabéticos e precisam de uma alimentação diferenciada - , explica.
Ela acrescenta ainda que os usuários vão receber um caderno onde poderão fazer anotações e criar suas próprias receitas. Os participantes também vão aprender receitas de bolos, pães e biscoitos com a finalidade de gerar renda dos produtos fabricados por eles.
Para a usuária Shirley Rodrigues, que participa das atividades do CAPs Betinho há quatro anos, participar das oficinas de culinária é a oportunidade de aprender novas receitas e ajudar em casa. “Sei cozinhar feijão e arroz. Agora, com a oficina, vou ajudar mais minha mãe”, disse. Ela conta ainda que frequenta o CAPs três vezes por semana, onde participa do grupo de dança e das atividades de musicoterapia.
O CAPs Betinho oferece atendimento psicológico, psiquiátrico, terapias ocupacionais, musicoterapeutas, entre outras atividades profissionais. O programa de saúde mental conta, atualmente, com nove dispositivos assistenciais, cada um com seu perfil prioritário de atendimento. Entre eles, além do CAPs Betinho, estão o CAPs Infantil, CAPs Álcool e Drogas (AD) e Núcleo de Saúde Mental. Para ter acesso ao atendimento basta procurar o Programa de Saúde Mental e passar por uma avaliação feita pelos especialistas.
O CAPs Betinho fica na rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (DDD 22) 2796-1374.