Foto: Luiz Bispo
Equipe participou de treinamento
Os usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT–Macaé) que frequentam o Terminal Central terão, a partir desta quinta-feira, novo apoio para acesso a informações referentes ao transporte coletivo. A Secretaria de Mobilidade Urbana implanta os serviços de “Posso Ajudar”, mantendo duas pessoas em três turnos para atendimento a população, além de retornar com o sistema de locução para informes de tempos em tempos. Outra novidade é o deslocamento da sede da Subsecretaria de Transporte, que passa a funcionar no Terminal Central, com equipe operacional atuante no local.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, esclarece que as novas ações fazem parte do contexto maior de melhorias no Sistema Integrado de Transporte, que também passou por revisão e ajustes de linhas para ampliação do atendimento do usuário.
- Desde agosto de 2009 temos um grupo de estudo empenhado em analisar, diagnosticar e promover ajustes no SIT. A base do nosso trabalho é a realidade diária dos terminais, do trânsito, dos usuários apresentando insatisfações e sugestões além, é claro, da questão operacional com as equipes da Mobilidade Urbana e das concessionárias no processo, disse o secretário.
Ele ressalta ser importante o usuário levar em consideração quando diante de uma situação de atraso de uma linha aspectos como trânsito, obras e acidentes.
- O trânsito é uma realidade viva, com mudanças permanentes. O tempo de viagem, e muitas vezes os itinerários, são impactados por situações inesperadas e até planejadas, como obras, acidentes e eventos.
Posso Ajudar e comunicação nos terminais
Sempre em duplas, a equipe do “Posso Ajudar” estará no Terminal Central das 6h às 20h tendo como meta de trabalho atendimento aos usuários em suas demandas referentes ao SIT (linhas, itinerários, horários). Para facilitar a identificação, eles estarão usando colete na cor laranja, diferente dos Fiscais de Coletivo que usam preto e também estarão a postos para atendimento ao usuário.
Somado a essa novidade, um locutor atuará nos horários de picos matinal e de fim de tarde/início de noite passando informações sobre o SIT, intercaladas com notícias relevantes sobre saúde, educação e outros.
O secretário de Mobilidade, Jorjão Siqueira enfatiza que os usuários, quando em espera de suas linhas, terão acesso a informações que venham a somar em suas vidas, como campanhas de vacinação, cursos oferecidos pelo Governo Municipal e muitos temas diferentes.
Ele ressalta que a equipe do Posso Ajudar passou por treinamento, recebendo base de informações para o início do trabalho, com aperfeiçoamento natural com o decorrer do tempo. O treinamento foi ministrado pelo subsecretário de Transporte, Jorge de Jesus; assessor de Projetos Especiais, Jayme Couto; e pelo assessor Marcos José Leotério.
- Sabemos que no começo muitas dificuldades poderão aparecer no atendimento ao usuário por ser uma realidade bastante tensa e mutável. A equipe do “Posso Ajudar” começa o trabalho com uma bagagem que, gradativamente vai se aperfeiçoando e crescendo, para que o usuário tenha sempre satisfação ao buscar ajuda com o nosso pessoal, encerrou.