logo

Vacina contra rotavírus estará disponível na rede pública

03/03/2006 17:27:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A partir da próxima segunda-feira (06), a vacina contra o rotavírus - vírus da família Reoviridae que causa diarréia grave - será incluída no calendário do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria de Saúde de Macaé. A vacina contra o rotavírus é administrada por via oral e será aplicada em crianças de seis semanas a 24 semanas, respectivamente dois meses e cinco meses e meio. O secretário de Saúde, Fernando Diogo, afirma que o vírus é a principal causa de diarréia no país, principalmente em crianças de até três anos.

Ele explica que a vacina estará disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e no Pronto Socorro do Parque Aeroporto. “Não haverá campanha de mobilização, pois a vacina será oferecida rotineiramente, de acordo com o calendário de vacinação”, disse. A vacina será aplicada em duas doses. Para a aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança.

O secretário lembra, que a vacinação das crianças é fundamental para reduzir a mortalidade e a morbidade associadas à diarréia causada por rotavírus. Fernando lembrou ainda que a vacina só estava disponível na rede privada ao custo de R$ 270. “Com a implantação da vacinação contra o rotavírus no calendário nacional, com certeza o país conseguirá controlar o surto da doença, que pode levar à morte”, afirmou.