logo

Vacinação antirrábica acontece neste sábado

17/03/2016 09:34:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

A meta é imunizar 2.300 animais nos 16 postos de vacinação

Acontece, neste sábado (19), das 9h às 16h, o Dia Estadual de Vacinação Antirrábica Animal. Em Macaé, serão 16 pontos de vacinação, abrangendo os bairros da sede do município e a Região Serrana. A vacina é gratuita e direcionada para cães e gatos, a partir de três meses de idade.

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, a meta é imunizar 2.300 animais que estejam bem de saúde. Ele lembra que o animal deve ser levado ao posto por um adulto, e os cães de grande porte devem ser conduzidos com focinheira, para proteger o vacinador e a população.

O cartão de vacina também é importante e deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a vacinação. Para atuarem nos postos fixos montados estrategicamente, serão designados 116 agentes do CCZ, além de equipe de apoio.

Raiva - A raiva é uma doença que ataca cães, gatos e outros mamíferos que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a doença a outros animais e também para humanos. O contágio ocorre por meio de mordidas, arranhões ou pela saliva de animais infectados.

Postos de vacinação

Centro - Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas;

Visconde de Araújo - Praça de Igreja Santo Antônio;

Praia Campista - Escola Municipal Coquinhos;

Cajueiros - Quadra da Princesinha;

Parque Aeroporto - Escola Estadual Cláudio Moacyr;

Parque Aeroporto - Escola Municipal Zelita Rocha;

Morro de Santana - Escola Municipal Amil Tanus;

Aroeira - Escola Municipal Aroeira;

Botafogo - Praça do bairro;

Miramar - Escola Estadual 1º de Maio;

Barra - Praça Beira Rio;

Lagomar - W5 com W12 - W5 com W20 - W5 com W28;

Córrego do Ouro - Praça Principal;

Imbetiba - Sede do CCZ