Foto: Ana Chaffin
A meta é imunizar 2.300 animais nos 16 postos de vacinação
Acontece, neste sábado (19), das 9h às 16h, o Dia Estadual de Vacinação Antirrábica Animal. Em Macaé, serão 16 pontos de vacinação, abrangendo os bairros da sede do município e a Região Serrana. A vacina é gratuita e direcionada para cães e gatos, a partir de três meses de idade.
De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, a meta é imunizar 2.300 animais que estejam bem de saúde. Ele lembra que o animal deve ser levado ao posto por um adulto, e os cães de grande porte devem ser conduzidos com focinheira, para proteger o vacinador e a população.
O cartão de vacina também é importante e deve ser guardado pelo proprietário do animal e apresentado durante a vacinação. Para atuarem nos postos fixos montados estrategicamente, serão designados 116 agentes do CCZ, além de equipe de apoio.
Raiva - A raiva é uma doença que ataca cães, gatos e outros mamíferos que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a doença a outros animais e também para humanos. O contágio ocorre por meio de mordidas, arranhões ou pela saliva de animais infectados.
Postos de vacinação
Centro - Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas;
Visconde de Araújo - Praça de Igreja Santo Antônio;
Praia Campista - Escola Municipal Coquinhos;
Cajueiros - Quadra da Princesinha;
Parque Aeroporto - Escola Estadual Cláudio Moacyr;
Parque Aeroporto - Escola Municipal Zelita Rocha;
Morro de Santana - Escola Municipal Amil Tanus;
Aroeira - Escola Municipal Aroeira;
Botafogo - Praça do bairro;
Miramar - Escola Estadual 1º de Maio;
Barra - Praça Beira Rio;
Lagomar - W5 com W12 - W5 com W20 - W5 com W28;
Córrego do Ouro - Praça Principal;
Imbetiba - Sede do CCZ