Foto: Ana Chaffin
O Dia D em Macaé contempla sete pontos da cidade
Com sete pontos de vacinação pela cidade, o Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos acontece, neste sábado (24), até às 16h, em Macaé. A campanha é voltada para animais que não receberam o imunizante contra a raiva durante este ano. A cuidadora de idosos Laura Maria da Silva, 52 anos, levou seu cão pinscher, de três anos, o ‘Mosquito’, para se vacinar na Praça do Visconde de Araújo. “O Dia D é como se fosse uma vacinação de crianças, pois a responsabilidade é a mesma. Além de proteger o animal, também contribuímos com quem está por perto”, disse.
O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Flávio Muniz, destacou que o objetivo é avançar na cobertura vacinal e prevenir doenças. Ele acrescentou que a meta é imunizar cerca de três mil cães e gatos nesta ação, atingindo a marca de 30 mil animais em 2022. Durante todo o ano passado, foram vacinados, em média, 27 mil.
O motoboy Abel Aguiar Paiva, 25 anos, compareceu com seu gato ‘Menininho’ para receber a vacina. “É muito importante estar aqui para que ele siga sempre com saúde. Minha prioridade hoje foi trazê-lo para a imunização”, disse Abel, que já está com seu animal há três anos.
“A vacinação está acontecendo de forma descentralizada para facilitar o acesso da população ao serviço. A prioridade, neste sábado, é imunizar os animais que não foram vacinados na campanha do mês de abril e outros meses do ano”, ressaltou Flávio, acrescentando que a vacina continuará nos pontos fixos (UBS Animal do Parque de Exposições Latiff Mussi e UBS Animal de Córrego do Ouro) e volantes.