Vacinação: comissão aborda avanços nas informações

10/02/2021 17:05:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (10)

Representantes da Comissão "Vacina Macaé" se reuniram nesta quarta-feira (10), para discutir os avanços nas informações no processo de transparência da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Já estão disponíveis no site da prefeitura os dados sobre vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas. Além destes dados, foi disponibilizado na noite de terça-feira (09), o pré cadastro online.

O presidente da Comissão e Secretário da Casa Civil, Eduardo Cardoso, explicou que o pré-cadastro é uma ferramenta que irá facilitar o atendimento no momento da vacinação, mas quem não fizer o cadastro prévio, não deixará de receber a vacina.

"Até o final da manhã desta quarta-feira, já havia no sistema 26 mil pessoas cadastradas. O preenchimento dos dados no portal vai agilizar o atendimento do munícipe quando chegar sua vez de tomar a vacina, evitando filas e aglomerações", disse.

O secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia e integrante da Comissão, Marcos Lemos, garante que o sistema de pré-cadastramento de vacinação é seguro e está disponível para toda população.

"O cadastro pode ser feito pelo computador ou celular com acesso a internet. É importante que a senha seja pessoal e intransferível", observou, reforçando que a senha gerada pelo sistema é a proteção dos dados do usuário.

Ele acrescentou que o sistema foi desenvolvido em tempo recorde e que alguns ajustes poderão ser necessários, mas que os dados estão protegidos e os que precisarem corrigir alguma informação de cadastro poderão fazer. Quanto aos dados de doses recebidas, aplicadas e os nomes das pessoas que receberam estão sendo alimentadas em tempo real e qualquer cidadão pode ter acesso.

Marcos ressaltou que os servidores da Secretaria de Saúde já possuem cadastro no sistema, pois já fazem parte da base dados migrados internamente para otimizar a vacinação deste público.

Representando a Procuradoria, Laís Lobo lembra que o sistema de pré-cadastramento de vacinação foi desenvolvido para proteger os dados dos cadastrados. "Qualquer divulgação para atender o princípio da transparência observará a lei Geral da Proteção de Dados", pontuou.

Já o vereador Rond Macaé defende que o morador use este instrumento que dará, não só celeridade ao processo, como também transparência. "Este é um movimento que deve ser abraçado por todos em prol da nossa cidade".

Em casos de dúvidas a população deve entrar em contato pelo email vacina@macae.rj.gov.br.

Vacinação de idosos

Representando a secretária de Saúde, Liciane Furtado, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, reforçou que o município vem seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização e a medida em que as vacinas forem sendo enviadas pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, os grupos prioritários vão avançando.

Na ocasião, a coordenadora disse que ainda no mês de fevereiro, será iniciada a vacinação dos idosos. A secretaria aguarda a chegada de novo lote da vacina para iniciar a aplicação. Serão montados postos fixos e aplicação na modalidade Drive thru.

No ato da vacinação é importante levar documento de identificação e comprovante de residência. Quem tiver a Caderneta de Vacinação pode levar.

Também participaram da reunião Marcos Túlio Benjamin (Relações Institucionais) e o Secretário Adjunto de Comunicação, Romulo Campos.


Fotos Relacionadas