logo

Vacinação contra febre aftosa acontece até o dia 31

25/05/2015 15:06:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

A vacinação é gratuita para quem possui até 50 cabeças de gado

A secretaria de Agroeconomia realiza até domingo (31), a vacinação contra a febre aftosa, no Curral Municipal, localizado no bairro Aterrado do Imburo. A imunização é gratuita para os proprietários que possuem até 50 cabeças de gado. A campanha faz parte do calendário fixo regido pelo Ministério da Agricultura.

- A vacinação é realizada nos meses de maio e novembro. O produtor deve ficar atento às datas, não deixar de vacinar o gado para manter a saúde do animal em dia e para não ficar impossibilitado de comercializar seus produtos-, ressalta o secretário de Agroeconomia, Marcelus Siqueira. Ele acrescenta que para os proprietários que moram mais distantes do Curral Municipal, é necessário entrar em contato com a equipe de técnicos da secretaria, pelo telefone (22) 2796-1622 para agendar a aplicação.

O veterinário da secretaria de Agroeconomia, José Carlos de Souza, explica que, além da imunização contra a febre aftosa, os animais recebem a vacina contra a raiva. "É fundamental que os animais recebam essas vacinas, pois no caso da raiva, podem transmitir a doença ao homem que pode levá-lo à morte. Já a febre aftosa causa prejuízos na produção de leite e o animal perde peso", diz.

Sem a imunização os proprietários ficam impedidos da comercialização dos animais, já que a secretaria de Estado de Agricultura possui um cadastro com essas propriedades que são interditadas e ficam impossibilitadas de comercializar para frigoríficos e cooperativas de leite.

O produtor rural, Amaro Luiz Silva, diz que é importante a vacinação e elogia o apoio da Prefeitura de Macaé na campanha. "É importante para evitar qualquer doença e é fundamental o apoio da secretaria de Agroeconomia na imunização dos animais", conclui.

A secretaria de Agroeconomia fica no Parque de Exposições Latiff Mussi. O endereço é Av. Tancredo Neves, s/nº, São José do Barreto.