O primeiro dia de vacinação contra a gripe para idosos acima de 60 anos, nesta segunda-feira (24) foi movimentado. No Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas foram atendidos cerca de 300 idosos, somente na parte da manhã. A meta da Secretaria de Saúde de Macaé é imunizar aproximadamente oito mil pessoas. A Semusa disponibilizará 37 postos de vacinação até o dia 06 de maio, que funcionarão das 8h às 17h, inclusive na região serrana.
De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo, uma equipe de vacinadores irá atuar nos clubes de terceira idade, hospitais, clínicas, asilos e residências onde existem acamados. “Basta ir ao posto de vacinação mais próximo de sua residência para agendar a visita da equipe”, falou.
A gerente da Divisão de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Soraia Cristina Fernandes, lembra que essa campanha combate o vírus Influenza, tipo mais agressivo da gripe, que pode causar a pneumonia e até a morte. “É muito importante que as pessoas se sensibilizem e busquem o posto de saúde mais próximo da sua residência para se imunizar”, disse.
Soraia ressalta que, por causa da vacinação, a cada ano diminui o número de internações e complicações causadas pela gripe. O aposentado José Gomes de Lima, 62 anos falou que assim que começou a tomar a vacina não teve mais gripe. “Todo trabalho desenvolvido para o bem-estar do idoso é fundamental para a melhoria da sua qualidade de vida”, declarou.
Não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate).
Resfriado e gripe – O secretário de Saúde, acrescenta que uma das dificuldades no combate à gripe é fazer a população entender a diferença entre essa doença e o resfriado. Como o resfriado é mais leve, parte da população deixa de tomar as precauções necessárias contra a gripe, por achar que ela também representa um problema menor.
“A gripe é uma doença bastante contagiosa, provocada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias, por espirros, tosses ou durante uma conversa”, frisou.
Geralmente a gripe causa febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar. A gripe pode se transformar em problemas de saúde mais graves como a pneumonia. A doença dura em média uma semana. Os anti-gripais eliminam os sintomas, porém não curam. Previne-se a gripe com a vacina.
Relação de postos de vacinação
PV1 – Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas
PV2 – Nuamc Aroeira
PV3 - Nuam da Barra
PV4 – UBS Maringá
PV5 – UBS Imboassica
PV6 – UBS M. de Santana
PV7 – UBS Visconde/ Miramar
PV8 – UBS Novo Cavaleiros
PV9 – UBS Barreto
PV10 – Centro de Especialidades Médicas Moacyr Santos
PV11 – P.S. Aeroporto
PV12 – PSF Córrego do Ouro
PV13 – PSF Trapiche
PV14 – PSF Glicério
PV15 – PSF Frade
PV16 – PSF Sana e Cabeceira do Sana
PV17 – PSF Bicuda Grande/ Pequena / PSF Areia Branca
PV18 – PSF Virgem Santa
PV19 – PSF Imburo
PV20 – PSF Fronteira A
PV21 – PSF Fronteira B
PV22 – PSF Lagomar A
PV23 – PSF Lagomar B
PV24 – PSF Nova Holanda A
PV25 – PSF Nova Holanda B
PV26 – PSF Malvinas A/C
PV27 – PSF Malvinas B
PV28 – PSF Planalto/ Ajuda de Cima
PV29 – PSF Ajuda de Baixo
PV30 – PSF Morro de São Jorge
PV31 – Pacs/PSF Barra/Brasília
PV32 – PSF Engenho da Praia
PV33 – PSF Botafogo
PV34 – PSF Cajueiros
PV35 – PSF Praia Campista
PV36 – Asilo/ Imbetiba
PV37 – Recanto/Barreto